Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2010 - 16h30

Inep confirma troca de títulos de gabarito na prova do Enem deste sábado

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A folha de respostas da primeira etapa da prova do Enem 2010 (Exame Nacional do Ensino Médio) deste sábado (6) estava com os títulos temáticos invertidos informou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Segundo o Inep, as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias apresentou erro para as marcações das questões. Na folha de gabarito o bloco temático não correspondia ao número da questão da prova. No total, os estudantes têm 90 questões para responder, sendo 45 de ciências da natureza e 45 de humanas durante quatro horas e meia. Os estudantes foram orientados a marcar a resposta de acordo com o número da questão.

O exame, que avalia o ensino médio e teve 4,6 milhões de inscritos, serve para o ingresso em instituições públicas e privadas. A segunda etapa ocorre neste domingo (7).

A prova deste ano tem uma novidade: a aplicação de questões de língua estrangeira. As perguntas, inseridas na prova de linguagens, serão de inglês ou espanhol, conforme escolha do estudante.

A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que os inscritos no exame concorram a 83 mil vagas em 83 instituições federais de ensino, por meio do Sisu (sistema que destina vagas em instituições federais apenas com base na nota do Enem).

O número é 76% maior em relação ao ano passado, quando o exame foi reformulado. Em 2009, 47 mil vagas foram oferecidas pelo sistema integrado de vagas.

Outra novidade deste ano é a proibição do uso de lápis na resolução das questões. Segundo o Inep, responsável pela elaboração e aplicação da prova, o leitor ótico só faz a leitura das questões respondidas com caneta esferográfica preta. O Ministério Público Federal no Espírito Santo tentou derrubar a proibição, dizendo poderia prejudicar estudantes, mas a Justiça decidiu mantê-la.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página