Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2010 - 08h26

Inep e gráfica têm responsabilidade em falhas na prova do Enem

Publicidade

FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO
ANGELA PINHO
DE BRASÍLIA

Duas ações que falharam anteontem na aplicação do Enem --erro na montagem das provas e revisão do material-- estavam sob responsabilidade da gráfica contratada e do Inep (órgão do Ministério da Educação).

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Segundo o contrato, a gráfica RR Donnelley foi a responsável por imprimir, manusear e diagramar as provas, por R$ 68 milhões.

Alessandro Shinoda/Folhapress
Estudantes chegam para fazer segundo dia de prova do Enem na Uninove, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo
Estudantes chegam para fazer segundo dia de prova do Enem na Uninove, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo

No primeiro dia de prova, parte dos exemplares saiu com folhas repetidas ou erradas. Nesses casos, os alunos não receberam todas as questões. O MEC ainda analisa o que será feito aos alunos.

Já ao Inep cabia checar o material a ser impresso. Nessa etapa poderia ter sido verificado que, no cabeçalho da folha de respostas, o espaço para o gabarito das questões de ciências da natureza estava incorretamente identificado como ciências humanas.

O erro só foi constatado durante a prova.

O Ministério da Educação afirma que ainda apura as responsabilidades pelos erros. Segundo a Folha apurou, a avaliação inicial da pasta é que houve erro tanto do Inep quanto da gráfica.

A reportagem não conseguiu contato ontem com a RR Donnelley, multinacional fundada em Chicago (EUA). Durante a concorrência para escolha da gráfica, o MEC interveio na Justiça para que a RR Donnelley vencesse.

Quem ofereceu a melhor proposta foi a gráfica Plural (parceria do Grupo Folha e da Quad Graphics). Mas o Inep alegou à Justiça que a Plural não comprovou capacidade técnica para a impressão com "sigilo e segurança".

A argumentação foi aceita pela Justiça, e a RR Donnelley ganhou o contrato. A empresa foi a responsável pela impressão da segunda versão do Enem de 2009, após a primeira ter sido fraudada e cancelada.

Editoria de arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página