Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2010 - 14h10

Enem virou "trem desgovernado", diz procurador que pediu anulação

Publicidade

FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO

O procurador da República Oscar Costa Filho, autor do pedido de anulação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), disse que o exame --realizado no final de semana-- "é um trem desgovernado" que deve ser parado para evitar que "descarrilhe".

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Costa Filho já havia pedido a suspensão do exame, que foi concedida na segunda-feira pela juíza federal Karla de Almeida Miranda Maia. Na prova realizada sábado (6), os cabeçalhos de todos os cartões-resposta estavam trocados. Algumas provas amarelas tinham questões repetidas ou estavam encadernados de forma errada.

Ontem, o procurador pediu que o Enem fosse cancelado definitivamente. Costa Filho se baseou em duas medidas que o MEC anunciou: a aplicação de nova prova só para quem teve problema com as provas amarelas e permitir que os candidatos digam a ordem de correção do gabarito.

De acordo com o procurador, aplicar nova prova só para algumas pessoas violaria o princípio de igualdade do concurso público. Mesmo que a TRI (teoria de resposta ao item) permita questões com nível de dificuldade equivalente, ele diz que os candidatos precisam fazer a mesma prova.

Ele também afirma que os candidatos não podem dizer como a correção deve ser feita.

Segundo Costa Filho, o ministro da Educação, Fernando Haddad, pode responder por improbidade administrativa e crime de responsabilidade por atentar contra "lisura do concurso público" caso coloque em prática as iniciativas anunciadas para corrigir algumas das falhas identificadas no primeiro dia da prova.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página