Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2010 - 21h48

MEC estima que cerca de 200 estudantes tenham recebido prova do Enem com erro

Publicidade

LARISSA GUIMARÃES
DE BRASÍLIA

O Ministério da Educação estima que aproximadamente 200 estudantes tenham recebido a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com erro de impressão. O MEC defende que uma nova prova deve ser feita apenas para o estudantes que tiveram esse tipo de problema.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O levantamento foi apresentado pelo ministro Fernando Haddad (Educação), de acordo com o presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Augusto Chagas, e o da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Yann Evanovick. Ambos tiveram um encontro com o ministro no fim da tarde desta quinta-feira.

O MEC diz que foram entregues 21 mil cadernos com erros de impressão. Inicialmente, o ministério informou que 2.000 não foram trocados --ou seja, esses estudantes precisariam refazer o exame, de acordo com o levantamento preliminar. No entanto, o levantamento feito até agora mapeou a aproximadamente 200 alunos nessa situação.

O ministério tenta agora vencer a batalha judicial travada em torno do Enem. Todas as etapas do exame estão suspensas, devido a uma decisão da Justiça Federal do Ceará. A AGU (Advocacia-Geral da União) tenta cassar essa decisão e já recorreu ao TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região).

PROBLEMAS

No sábado (6), primeiro dia de prova, parte dos exemplares saiu com folhas repetidas ou erradas. Nesses casos, os alunos não receberam todas as questões. Já no cabeçalho da folha de respostas recebida por todos os alunos, o espaço para o gabarito das questões de ciências da natureza estava incorretamente identificado como ciências humanas.

Ao todo, o Enem teve 4,6 milhões de inscrições neste ano. Porém, a abstenção foi de 27% no sábado e fechou o domingo em 29% --cerca de 3,3 milhões compareceram em 1.698 cidades do país. No ano passado, quando a prova vazou e foi adiada, a abstenção ficou próxima dos 40%.

A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que os inscritos no exame concorressem a 83 mil vagas em 83 instituições federais de ensino, por meio do Sisu (sistema que destina vagas em instituições federais apenas com base na nota do Enem).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página