Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2010 - 17h12

PM reprime manifestação contra falhas no Enem e libera via em Ribeirão Preto (SP)

Publicidade

HÉLIA ARAUJO
DE RIBEIRÃO PRETO

Armados com espingardas, bombas de efeito moral e gás de pimenta, ao menos 15 policiais militares impediram o fechamento das avenidas Nove de Julho e Independência durante o protesto de estudantes de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) contra o Enem, na tarde desta segunda-feira.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
Estudantes protestam contra Enem em Curitiba e em SP

Os cerca de 150 estudantes, convocados por uma comunidade do Orkut, faziam uma passeata pela Nove de Julho quando decidiram fechar o cruzamento da avenida com a Independência, um dos principais da cidade.

Alguns motoristas que passavam pelo local tentaram jogar os veículos para cima dos estudantes --um dos carros teve o retrovisor quebrado. Em poucos minutos, cinco carros da Polícia Militar chegaram ao local para liberar o cruzamento.

Armados até com uma espingarda calibre 12, os policiais retiraram os estudantes da via e os concentraram em um obelisco que fica no meio do cruzamento.

"É um absurdo que nós não possamos nos manifestar e sejamos intimidados por policiais fortemente armados. A ditadura já acabou há muito tempo e isso não deveria mais acontecer no país", disse o estudante Rodolfo Takoka, 20.

Segundo o tenente Ricardo Costacurta, os policiais foram chamados por motoristas que informaram que o local estava sendo fechado.

"Eles têm direito de protestar, desde que respeitem o bem comum. Estamos armados, mas a maioria das armas é não letal e temos preparo para situação como essa. Não há abuso de nossa parte."

Silva Junior/Folhapress
Estudantes usam nariz de palhaço em protesto contra Enem em Ribeirão Preto
Estudantes usam nariz de palhaço em protesto contra Enem em Ribeirão Preto
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página