Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2010 - 19h10

Sindicato dos professores diz que vai ingressar com ação para anular o Saresp

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Apeoesp (sindicato dos professores estaduais de São Paulo) informou nesta sexta-feira que vai entrar com uma ação coletiva para a anulação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de SP). Ao menos 18 escolas do interior de São Paulo tiveram problemas na prova aplicada na quarta-feira (17).

Provão escolar apresenta série de falhas em SP; 2,5 mi fizeram exame
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Segundo o sindicato, além do problema dos alunos que receberam gabaritos com numeração diferente da que havia no caderno de perguntas, os professores da rede estadual --que aplicaram a avaliação-- "não são 'agentes capazes', na forma da lei, para esta finalidade".

Em nota, a Apeoesp diz que os problemas com gabaritos, uso de celular durante a aplicação do teste e de professores ajudando os estudantes "colocam em xeque" a credibilidade da avaliação.

Segundo a Apeoesp, os resultados do Saresp, consolidados no Idesp (Índice do Desenvolvimento Educacional do Estado de São Paulo), são a base para a definição dos valores pagos às equipes escolares por meio do chamado bônus resultado. "Isto significa que o modo como é realizada a prova do Saresp afeta diretamente os professores e demais profissionais do magistério, pois altera os valores dos bônus a que terão direito", diz nota do sindicato.

A instituição também diz ser contrária à forma como o Saresp é concebido e aplicado.

Editoria de Arte / Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página