Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2010 - 19h04

Estudantes de educação física fizeram prova de farmácia no Enade, diz instituição

Publicidade

RODRIGO VIZEU
DE BELO HORIZONTE

Atualizado às 19h34.

O Unis-MG (Centro Universitário do Sul de Minas), de Varginha (MG), divulgou um comunicado nesta segunda-feira para informar que 48 estudantes de educação física da instituição particular receberam cadernos de provas do curso de farmácia no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O teste foi aplicado domingo (21). Segundo a instituição, o caso foi registrado em ata pela coordenação de aplicação da prova, que orientou os estudantes a preencherem apenas as questões de conhecimentos gerais e a deixar em branco a parte de conhecimentos específicos.

O Unis-MG cobrou que o Ministério da Educação e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), responsável pela prova, encontrem "a melhor solução possível para evitar prejuízos para o curso e para a instituição, mas principalmente para os universitários".

"A instituição lamenta profundamente que o preparo dos estudantes, intensificado para o exame do dia 21 de novembro, seja totalmente desperdiçado", disse o comunicado.

A instituição informou que o ocorrido foi confirmado pelo Inep nesta segunda. Em nota, o instituto afirmou que "está recebendo os relatórios de aplicação da empresa contratada e vai analisar as ocorrências".

"Todas as medidas pertinentes serão tomadas, sem prejuízo dos estudantes e instituições", disse o Inep.

O Enade é aplicado aos alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores para avaliar a qualidade do ensino. A participação é obrigatória e quem não comparecer aos locais de prova não recebe o diploma ao final da graduação.

As provas tiveram dez questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área. Nas duas partes, as questões foram discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso.

Neste ano, o Inep promoveu diversas mudanças na operacionalização do Enade. A principal delas ocorreu no processo de elaboração das provas. Nas edições anteriores, essa atividade era desenvolvida por uma única empresa ou consórcio contratado para aplicar o exame.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página