Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2010 - 11h01

Mãe é liberada de assistir às aulas com a filha em Fernandópolis (SP)

Publicidade

FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO

A empregada doméstica que assistia aulas com a filha de 14 anos em Fernandópolis (553 km de São Paulo) foi ontem à escola estadual José Belúcio levar a jovem, mas não precisou ficar ali.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Na segunda-feira, a Justiça e o Conselho Tutelar entenderam que a garota "retomou a linha" e aceitaram o pedido da mãe, que disse precisar voltar ao trabalho.

No início de outubro, após decisão dos dois órgãos, a mulher de 36 anos passou a frequentar todos os dias a 7ª série. A intenção era corrigir a alta evasão escolar da menina, uma "medida extrema" depois que outras iniciativas não deram certo.

Mesmo com o curto espaço de tempo, o diretor da escola, Jefferson Quintanilha Coutinho, afirmou ter ficado surpreso com a melhora no comportamento da adolescente.

Disse que ela faz "trabalhos de compensação de ausência" e pode passar para a 8ª série, a depender de decisão do conselho de classe.

Segundo o juiz Evandro Pelarin, da Vara da Infância e da Juventude, a mãe se comprometeu a levar e buscar a filha todos os dias. E a menina demonstrou consciência de que deve ficar na escola.

Caso ela volte a faltar, é possível que a medida seja aplicada novamente, de acordo com Pelarin.

Depois desse caso, o Conselho Tutelar decidiu que outras duas jovens passassem a ser acompanhadas por responsáveis na sala de aula.

O mais recente, definido há quase duas semanas, não foi seguido pela mãe, segundo o conselheiro tutelar Alan Mateus. Ele diz que pedirá ao juiz "nova orientação" para que ela cumpra a medida.

O município foi um dos pioneiros a adotar, em 2005, o "toque de recolher" à noite para menores de idade. Neste ano, adotou o "toque escolar", que permite a policiais e conselheiros tutelares abordarem jovens fora da aula.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página