Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2011 - 13h30

Ministro agora fala em ampliar horas de aula por dia nas escolas

Publicidade

LARISSA GUIMARÃES
DE BRASÍLIA

O Ministério da Educação defende agora a ampliação do número de horas de aula por dia nas escolas do país. No mês passado, o ministro Fernando Haddad (Educação) anunciou o plano de aumentar a jornada obrigatória dos estudantes. No entanto, o ministério defendia com mais afinco a ideia de ampliar o número de dias letivos (de 200 para 220), sem mexer na carga horária.

Para Haddad, mais tempo de aula reduz desigualdade
Ministro defende mais dias letivos nas escolas

"A tendência agora é aumentarmos o número de horas/aula [em vez de dias letivos]", disse Haddad, ao sair de uma audiência na Comissão de Educação do Senado.

De acordo com o ministro, o número de feriados a cada ano praticamente inviabiliza a ampliação do número de dias letivos nas escolas. Com isso, a alternativa mais viável seria o aumento de carga horária diária, segundo Haddad.

O MEC trabalha com a ideia de incluir, inicialmente, ao menos 40 minutos a mais de aula por dia.

ENEM

Durante a audiência no Senado, o ministro defendeu a exigência de uma maior participação dos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Hoje, o desempenho de uma escola no Enem só é divulgado quando pelo menos 2% de seus alunos participam do exame. Haddad disse que esse percentual deveria ser maior, mas não precisou quanto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página