Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
05/02/2012 - 02h00

Conheça centros que oferecem atividades gratuitas para idosos

Publicidade

DE SÃO PAULO

As pessoas de mais de 60 anos que procuram atividades físicas leves, de socialização e até diversão podem aproveitar cursos, bailes e viagens promovidos por centros que oferecem uma série de atividades gratuitas.

Há pelo menos um desses locais na região central, na leste, na oeste e na sul. O casal Zilda de Sousa Pereira, 71, e Nelson Pereira, 79, se conheceu há dez anos no IPGG (Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia), em São Miguel Paulista, na zona leste. "Desde então, namoramos. Mas cada um na sua casa", conta Zilda.

Divulgação IPGG
Baile semanal no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, na zona leste, reúne cerca de 800 idosos da região
Baile semanal no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, na zona leste, reúne cerca de 800 idosos da região

Com cursos de dança, artesanato e até salão de beleza com cabeleireiro e manicure gratuitos, o local é famoso por promover há oito anos os concursos que elegem a mais bela idosa e o mais belo idoso da cidade.

Às sextas-feiras, as atividades são suspensas para receber as cerca de 800 pessoas que circulam por ali para ouvir forró e boleros ao vivo a partir das 15h.

No Creci (Centro de Referência da Cidadania do Idoso), na região central, a atividade que faz mais sucesso é a aula de dança espanhola.

Quem ministra o curso é a dançarina Ilde Gutierrez, 75, que também ensina espanhol no mesmo local. "Aprendo muito com todas as pessoas daqui também", conta ela, que sai nos fins de semana com as amigas e alunas.

Uma delas é Lolita Nagano, 71, que começou a frequentar o Creci em 2006 para combater uma depressão. "Eu ficava em casa sozinha e triste, mas uma amiga me trouxe aqui e agora venho todos os dias para fazer aulas de dança, teatro e alongamento", conta. Segundo a gerente de serviços do Creci, Beth João, circulam por ali cerca de 500 pessoas por dia.

Além desses dois locais, há o Centro de Referência do Idoso, que atende os moradores da zona norte, e o Instituto da Melhor Idade, que tem atividades para quem vive na região oeste.

Centro de Referência da Cidadania do Idoso - CRECI
R. Formosa, 215, Centro, SP, tel. 0/xx/11/3258-4276.
Atividades - além de contar com um telecentro, tem palestras sobre envelhecimento e aulas de teatro, capoeira, pintura, percurssão, dança, ioga e Pilates. Baile toda terceira sexta-feira de cada mês, das 14h às 17h.

Centro de Referência do Idoso da Zona Norte
R. Voluntários da Pátria, 4.301, Santana, SP, tel. 0/xx/11/2972-9200. www.crinorte.org.br
Atividades - aulas de ginástica, abdominal e basquete, além de oficinas como flauta, teatro, origami, artesanato para homens, informática e serviços gratuito de salão de beleza. Baile toda última sexta-feira do mês, das 14h às 17h.

Instituto da Melhor Idade - Estação Vida
Av. Antártica, 539, Água Branca, SP, tel. 0/xx/11/3865-6917.
Atividades - cursos de bijuteria, dança de salão, ioga, origami, pintura e desenho, pintura em tela, tai-chi-chuan e violão. Bailes às terças e sábados, das 13h às 17h.

Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia
Pça. Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34, São Miguel Paulista, SP, tel. 0/xx/11/2030-4000. site IPGG
Atividades - além de atendimento médico e dentário, tem alfabetização de adultos, oficinas de bijuteria, violão, atividades físicas e cabeleireiro e manicure gratuitos. Baile todas as sextas-feiras, das 15h às 19h.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Geladeiras Geladeiras Frost Free, Duplex, a partir de R$ 862,20

TV TV LED, 3D, FULL HD e Smart a partir de R$ 399,90

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página