Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
29/04/2012 - 09h56

"Me impressionava como ela gostava de cozinhar", diz ex-assistente de Ofélia

Publicidade

BRUNA HADDAD
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cidinha Santiago, 53, é enfermeira de formação, mas, desde que começou a cozinhar, aos cinco anos de idade, não parou mais. Mineira de Juiz de Fora, ela chegou a São Paulo em 1985 para trabalhar como babá na casa de uma amiga. Dois anos depois, foi apresentada à culinarista Ofélia Anunciato (1924-1998). "Gostei dela de cara, e ela de mim."

1994/Arquivo pessoal
Cidinha Santiago em almoço com Ofélia Anunciato, em 1994; a mineira trabalhou com a apresentadora e culinarista por doze anos
Cidinha Santiago (à dir.) em almoço com Ofélia Anunciato, em 1994; a mineira trabalhou com a apresentadora e culinarista por 12 anos

Ficou 12 anos ao lado da apresentadora, ajudando-a tanto em casa quanto no programa "A Maravilhosa Cozinha da Ofélia", que foi transmitido na Rede Bandeirantes de 1968 até 1998, ano de sua morte. Cidinha conhece tão bem os gostos de Ofélia que foi convidada por Oghan Teixeira e Paulo Neves, do restaurante Ghee, para ajudar na escolha de receitas do Festival da Saudosa Cozinha de Ofélia Anunciato, que oferece, de 2 a 31 de maio, menu completo por R$ 65 por pessoa.

Em entrevista à sãopaulo, Cidinha, que há seis anos trabalha nos bastidores do programa culinário de Edu Guedes, na Record, fala sobre seu encontro com Ofélia. "Ela me abriu muitas portas."

*

sãopaulo - Como você conheceu a Ofélia?
Cidinha - Conheci ela no final dos anos 80. Vim para São Paulo em 1985 para trabalhar como babá. O emprego não era integral e resolvi fazer um curso de culinária. Em uma das aulas, me perguntaram se eu não queria trabalhar com o [padeiro] Benjamim Abrahão na feira de utilidades domésticas, a UD. Ele me disse que a Ofélia estava precisando de alguém. Quando nos introduziu, gostei dela de cara, e ela de mim.

Divulgação
Ofélia Ramos Anunciato na gravação de seu antigo programa, "A Maravilhosa Cozinha de Ofélia", exibido pela Rede Bandeirantes
Ofélia durante gravação de seu antigo programa, "A Maravilhosa Cozinha de Ofélia", exibido pela Rede Bandeirantes, de 1968 a 1998

Como você começou a trabalhar com ela?
A Ofélia precisava de uma assistente, então fui trabalhar e morar na casa dela. Depois, me levou para o "A Maravilhosa Cozinha da Ofélia", na Bandeirantes. Fiquei seis meses nos bastidores. No dia em que estreei na TV foi uma loucura.

O que você aprendeu com a Ofélia nesses anos?
Não aprendi a cozinhar com ela porque cozinho desde os cinco anos. Minha mãe era doceira e meu pai, padeiro. Desde cedo cozinhava para meus irmãos e, antes de vir para cá, já tinha publicado o livro "Receitas de Comidas Típicas", com pratos que fazia em casas de família. Mas aprendi a fazer televisão com ela, ela me abriu muitas portas. A Ofélia sabia muito de culinária, mas o que mais me impressionava era o quanto ela gostava de cozinhar. E isso é o mais importante.

De qual prato dela você mais gostava?
Das comidas mineiras: o frango com quiabo, por exemplo. Mas também do bombocado, da empadinha, do macarrão com vôngole e da moqueca.

Ela tinha um ingrediente preferido?
Na época de festa, gostava do cabrito. Não podia faltar.

Como foi ajudar a fazer esse menu para o restaurante Ghee?
Gosto do clima do restaurante, porque é uma coisa de avó. Conversei com a filha da Ofélia para descobrir os pratos que ela gostava mais antes de indicá-los para o cardápio. Estão todos lá: a empadinha, o cuscuz paulista, o cabrito com maçãs assadas.

Depois de tantos anos trabalhando na TV, você ainda gosta de assistir programas de culinária?
Adoro todos eles! Se eu tivesse tempo, via tudo: Master Chef, Jamie Oliver, Nigella, Rachel Ray...

*

Confira receita do cuscuz paulista que está no menu do restaurante Ghee até 31 de maio.

Divulgação
Cuscuz Paulista, receita de Ofélia Anunciato resgatada pelo restaurante Ghee, que promove festival de 2 a 31 de maio
Cuscuz paulista do restaurante Ghee feito com receita de Ofélia e que será servido em festival de 2 a 31 de maio

INGREDIENTES

1 xícara de chá de azeite
2 cebolas picadas
2 dentes de alho amassados
legumes diversos (vagem picada, palmito, milho e ervilha)
2 tomates picados
1 xícara de chá de farinha de mandioca
2 xícaras de chá de farinha de milho
1/2 xícara de cheiro-verde
2 ovos cozidos
1 xicara de tomate pelado batido
Tomate cereja
Pimentão para decorar
Molho de pimenta a gosto

MODO DE PREPARO

Em uma panela, refogue o alho, a cebola e o tomate fresco até dissolver. Adicione os legumes variados (vagem picada, palmito, milho e ervilha). Refogue bem e adicione o tomate pelado batido. Tempere com sal e pimenta a gosto. Adicione, sem parar de mexer, as farinhas de mandioca e milho. Coloque o cheiro verde picado e finalize com o azeite. Decore a forma com as tiras de pimentão, as rodelas de ovo cozido e o tomate cereja. Coloque a massa do cuscuz na forma. Sirva em temperatura ambiente e desenformado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página