Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
01/09/2012 - 10h00

Mostra com lendárias poltronas EGG traz à tona artistas da Dinamarca

Publicidade

BÁRBARA BARBOSA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A exposição EGG Chair, que reúne 50 modelos customizados da lendária poltrona, invade o MuBE (Museu Brasileiro da Escultura). A mostra é uma oportunidade de apreciar trabalhos de dois nomes dinamarqueses: do criador da cadeira, o arquiteto Arne Jacobsen (1902-1971), e do artista plástico Tal R, responsável pelas peças em novas roupagens.

Para a curadora da mostra e diretora de relações internacionais do MuBE, Renata Junqueira, a exposição ressalta a união bem sucedida de dois nomes de estilos e tempos diferentes. "É a associação de um ícone do design com a qualidade da pesquisa de um artista como Tal R. Hoje em dia é muito difícil existir um casamento tão feliz entre ícones e seus pesquisadores", diz.

A coleção customizada por Tal R inclui peças feitas a partir da combinação de materiais coletados em diversos lugares do mundo, como Istambul, Berlim e Nova York, além de lojas vintage da Dinamarca e de roupas de trabalhadores rurais de Israel.

A mostra faz parte das comemorações pelo 50º aniversário das poltronas EGG, um clássico do design, criado em 1958 por Arne Jacobsen especialmente para o Royal Hotel de Copenhague, também com projeto assinado por ele.

O acervo já passou por museus, galerias e lojas conceito na Europa, Ásia, Austrália e América. No MuBE, será a primeira edição da mostra na América Latina. "A nossa montagem será diferenciada das demais exibições pois será exposta de uma maneira bem contemporânea que se alinha à arquitetura do museu", adianta Renata.

EGG Chair - MuBE - Museu Brasileiro da Escultura - av. Europa, 218, Jardim Europa, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2594-2601. Ter. a dom.: 10h às 19h. Grátis. www.luxoparatodos.com. Até 31/9.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página