Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
26/08/2012 - 00h43

Veja dicas para montar uma estação de trabalho dentro de casa

Publicidade

SARAH MALUF
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando iniciou seu mestrado, em 2010, o advogado Luiz Fernando Afonso, 37, escolheu um canto do apartamento onde mora e investiu, para valer, em uma estação de trabalho.

Maria do Carmo/Folhapress
A arquiteta Letícia Lima, que trabalha numa edícula na casa em que mora desde que teve ganhou o filho
A arquiteta Letícia Lima, que trabalha numa edícula na casa em que mora com a família desde que teve ganhou o filho

Amparado pelo designer de interiores Marcel Steiner, montou um escritório integrado à sala. "Eu queria fazer diferente, mas o Marcel me convenceu de que o lugar ao lado da janela era mais tranquilo e iluminado ", explica.

Trabalhar em casa tem dessas. Pode render uma dor nas costas de quem não toma cuidados mínimos, mas pode ser estimulante se o ambiente escolhido tiver medidas exatas.

Com o fim do mestrado, Luiz passou a levar trabalho para casa pelo menos quatro vezes por semana. "Mesmo tendo meu escritório em outro endereço, produzo bem aqui", comenta.

Para quem mora só, a ideia de integrar ambientes resulta no aproveitamento de espaços. "O escritório perfeito para quem tem família, por sua vez, tem entrada independente, como uma edícula", explica Marcel.

Esse é o caso da arquiteta Letícia Lima, 30. Ela sentiu necessidade de ter um canto para trabalhar após ter um filho, Valentin, 1. Por conta da maternidade, resolveu investir em uma nova profissão. Virou artesã.

A solução foi desocupar a edícula da casa onde mora com a família e transformá-la em ateliê com escritório. Além de ficar perto do filho, Letícia melhorou sua qualidade de vida. "Não pego mais trânsito, faço tudo a pé e organizo meus horários", afirma.

Quem não tem uma edícula disponível ou um quarto a mais pode aproveitar cantos pouco utilizados, como a dispensa ou o corredor. "O importante é organizar o material de trabalho sem misturá-lo aos pertences da casa", aconselha Marcel.

Para solucionar problemas de espaço, o fotógrafo Paulo Otero, 31, instalou duas estantes em um corredor convertido em escritório. Ali ficam todos os seus documentos, revistas e livros. Assim, o espaço ficou livre para a circulação da cadeira. "Quando me mudei, o apartamento já tinha essa pequena divisão. É o lugar que eu mais ocupo na casa", comenta.

Para montar uma estação de trabalho em casa, é bom ficar atento às medidas da cadeira e da mesa para evitar cansaço da vista, dores nas costas e outros problemas relacionados à má postura por longos períodos (veja tabela abaixo).

"O maior erro é começar sem planejamento. Antes de montar o espaço, vale checar as instalações elétricas e verificar a necessidade de tomadas externas e de um estabilizador. Liste os equipamentos necessários e pense na disposição de cada objeto", afirma a arquiteta Teresinha Rodrigues.

A disciplina, conclui ela, deve começar na organização do ambiente.

Ilustração Graphorama
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página