Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
09/09/2012 - 03h00

'A cidade é como mulher: cheia de esquisitices', diz autor Alex Antunes

Publicidade

REGIANE TEIXEIRA
DE SÃO PAULO

O jornalista e produtor musical Alex Antunes passou 20 de seus 52 anos morando na rua Augusta, no centro de São Paulo. Foi ali que viveu as experiências retratadas em "A Estratégia de Lilith" (Conrad Editora, 224 págs., R$ 14), livro de sua autoria publicado em 2001. A história foi adaptada para o cinema pelo diretor Francisco Cesar Filho no filme "Augustas", com previsão de estreia em novembro.

"Hoje, São Paulo tem uma tribo meio fofa, principalmente na música. Isso é um pouco chato", diz o escritor, que agora mora na rua da Consolação e pinta retratos das mulheres que conhece pela cidade.

Rogério Canella/Folhapress
O escritor e artista plastico Alex Antunes, em seu atelie na regiao central de São Paulo
Escritor e artista plastico Alex Antunes, em seu ateliê no centro de SP; seu livro "A Estratégia de Lilith" foi adaptado para o cinema

*

sãopaulo - Qual é a sua São Paulo hoje?
Alex Antunes - É o centro. Sempre foi. Mesmo que haja um colapso que deixe toda a cidade sem transporte, eu consigo chegar a todos os lugares de que preciso morando aqui.

O que a região representa?
A história da boemia de São Paulo sempre esteve ligada a esse eixo. Eu costumo dizer que quando há puta e roqueiro no mesmo ambiente é porque tem algo acontecendo. Dá para falar das boates onde bandas como Os Mutantes tocavam, lugares retratados pelo poeta Roberto Piva, a Semana de 22. A graça de uma cidade está sempre no centro.

O que mudou com a especulação imobiliária nessa área?
As boates estão sendo destruídas para dar lugar a prédios, mas acho que não há como descaracterizar a região. Há quem reclame, mas acho engraçada essa mistura das tribos diurnas e noturnas.

Você já disse que São Paulo é uma mulher brava. Como conquistá-la?
O jeito de lidar com São Paulo é o mesmo com o que você lida com uma mulher de personalidade forte. Em alguns momentos, você tem de ceder às vontades dela; em outros, tem de ir para cima. Não dá para ficar numa área de conforto e esperar que ela atenda às suas vontades. Como uma mulher, essa é uma cidade cheia de esquisitices, modos e temperamentos. É uma grande aventura.

O que há de mais sacana na cidade?
As pessoas estão meio pudicas, mas a coisa mais linda que aconteceu nos últimos tempos foi a Marcha das Vadias. Mais nada choca a sociedade, só a mulher se comportando com desinibição sexual. Na marcha, você via pessoas lidando com seus corpos da forma como achavam que deveria ser, mas fica um monte de gente questionando isso.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página