Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
03/10/2012 - 08h00

MAM recebe projeto que mistura arte e gastronomia; veja roteiro

Publicidade

KÁTIA LESSA
DE SÃO PAULO

Quem passa pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), entre 10h e 17h30, percebe uma movimentação estranha na sala Paulo Figueiredo. Por lá uma cozinha moderna com funcionários de avental branco e touca na cabeça fazem um desavisado pensar que o espaço virou um anexo do restaurante do museu.

Entre os cozinheiros que circulam agitadamente de um lado para o outro, porém, há um artista plástico. No local, até 24 de novembro, o público poderá conhecer o projeto Encontros de Arte e Gastronomia.

O evento inaugura no MAM uma nova linha de curadoria, que aposta na gastronomia como forma de criação artística. Desde 3 de setembro, trabalham em conjunto uma dupla de chefs de cozinha e um artista escolhidos por Felipe Chaimovich, curador-geral do museu, e pelo chef convidado a participar da experiência, Laurent Suaudeau.

Divulgação
Chef do restaurante do hotel Emiliano, José Barattino trabalha ao lado da artista Laura Lima (vermelho)
Chef do restaurante do hotel Emiliano, José Barattino trabalha ao lado da artista Laura Lima (vermelho)

A cada semana os dois se encontram para produzir algo inédito. O trabalho pode ser apreciado ao vivo, ao longo do dia, de terça a sábado. "Criamos uma situação de sociabilidade, uma vivência que deve desencadear um processo criativo para os dois profissionais", diz Chaimovich.

A maioria dos participantes deve servir comida ao público, mas essa não é uma obrigatoriedade do projeto. Chef e artista receberam uma verba de R$ 3.000 e liberdade total para desenvolver o trabalho. "É tudo tão sem regras que houve artista que pediu autorização para matar um coelho ao vivo aqui na sala. Mas achei demais e disse a ele que, se quisesse fazer isso, que o fizesse em outro lugar, filmasse e projetasse o vídeo aqui", diz o chef-curador.

Segundo Laurent, as duplas foram escolhidas por afinidade de temperamento, não de técnica, mas as desavenças serão inevitáveis. "Um chef sempre acha que manda na sua cozinha, e a maioria dos artistas não está habituada a trabalhar em equipe", diz.

Os conflitos já começaram na primeira semana. O coletivo carioca Opavivará inaugurou o evento com o chef Leo Filho, do Hotel do Frade, que fica em Angra dos Reis. "Os artistas queriam entrar na cozinha sem usar luvas nem toucas no cabelo e o chef alertou-os sobre a fiscalização sanitária. Então, no segundo dia de trabalho, o coletivo fez até greve", lembra Laurent.

Uma das duplas, José Baratino, do Hotel Emiliano, e a artista Laura Lima, desidratou uma refeição vegetariana e a doou ao acervo do museu com o pedido para que a comida seja servida no mesmo local daqui a 30 anos. Philippe Brye, do restaurante carioca Traiteurs, e Rochelle Costi farão uma ceia na qual utensílios como pratos, candelabros e talheres serão feitos de pão. Tudo poderá ser devorado.

Na semana passada, a chef Amanda Lopes, do Girarrosto, e o artista baiano Caetano Dias resolveram deixar o público chupando o dedo --literalmente. Desenvolveram pirulitos de açúcar em forma de dedo e, ao longo dos dias, pretendem montar uma carcaça de carneiro feita de chocolate branco. "As entranhas serão feitas de glacê. Nossa ideia é criar delícias perversas, despertar desejos inusitados", diz o artista. "Queremos mostrar que a experiência gastronômica deve ir além do restaurante", conclui Felipe Chaimovich.

CONFIRA O CRONOGRAMA DO PROJETO:

4/9 a 8/9 - Leo Filho (Hotel do Frade) e coletivo Opavivará
18/9 a 22/9 - José Baratino (Hotel Emiliano) e Laura Lima
25/9 a 29/9 - Amanda Lopes (Girarrosto) e Caetano Dias
2/10 a 6/10 - Henrique Fogaça (Sal) e Marco Paulo Rola
9/10 a 13/10 - Ana Luíza Trajano (Brasil a Gosto) e Rodrigo Bueno
16/10 a 20/10 - Tsuyoshi Murakami (Kinoshita) e Regina Silveira
23/10 a 27/10 - Rodrigo Oliveira (Mocotó) e Matheus Rocha Pitta
30/10 a 3/11 - Renato Carioni (Cosi) e Jardineiro André Feliciano
6/11 a 10/11 - Philippe Brye (Traiteurs de France) e Rochelle Costi
20/11 a 24/11 - Maria do Céu (Centro de Gastronomia do Amazonas) e Amílcar Packer

Mam Ibirapuera - sala Paulo Figueiredo - Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, portão 3, Parque Ibirapuera, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5085-1300. Até 24/11. Grátis

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página