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09/12/2012 - 03h00

Mais de 6 mil pessoas vão ao litoral por rota que homenageia ciclista morta

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VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

Não se sabe ao certo o motivo. Seria a popularização das bicicletas por meio das ciclofaixas de lazer ou a mudança do dia do passeio do sábado para o domingo? O fato é que, do ano passado para cá, disparou o número de inscritos para ir até Santos hoje (9), no quarto passeio anual da rota Márcia Prado. Em 2011, foram cerca de 3.000 inscrições. Neste ano, 6.762.

"Para a maioria, será a primeira vez. Então, acho que as ciclofaixas incentivaram as pessoas", arrisca Daniel Labadia, gestor de projetos do Instituto CicloBR, que organiza o passeio.

A rota homenageia a ciclista Márcia Prado morta por um ônibus na avenida Paulista em janeiro de 2009. Naquele ano, o trajeto foi inaugurado com 800 inscritos.

Com 100 km de extensão, o percurso (veja em tinyurl.com/agqrpj2 ) começa na ciclovia da marginal Pinheiros. Após passar pela zona sul, há um trecho de terra em São Bernardo do Campo (Grande SP) e a rodovia dos Imigrantes até o ponto alto da viagem: o parque estadual da serra do Mar.

Dali os ciclistas pegam um trajeto em Cubatão e, então, a interligação da Anchieta com a Imigrantes até Santos. As tentativas de negociar o apoio da Ecovias (concessionária da Imigrantes) ao passeio têm sido frustradas, diz Labadia. "Neste ano nos chamaram para uma reunião, mas era para apresentar uma conta de R$ 95 mil." As conversas pararam por aí.

Segundo ele, a empresa diz que teria de fechar a rodovia para o pelotão de ciclistas passar. A questão, afirma, é que não há pelotão. Os ciclistas vão pelo acostamento, cada um no seu ritmo. "Temos o direito de ir e vir." Cléber Anderson, ex-ciclista de elite, diz não entender a Ecovias. "Por que somos discriminados? Porque não pagamos pedágio?" Ele acompanhará o evento neste ano pela primeira vez.

A Ecovias informa não ser contra o passeio. Diz que a cobrança se refere ao planejamento da descida segundo normas de segurança previstas em lei.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o tráfego de bicicletas é permitido pelo acostamento.

 

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