Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
15/02/2013 - 08h00

Diretor paulista concorre com curta no Festival de Berlim

Publicidade

GUILHERME GENESTRETI
DE SÃO PAULO

Primeira coprodução entre Brasil e Vietnã, o curta-metragem "Caminhão do Meu Pai", do diretor Maurício Osaki, é um dos filmes que concorrem na mostra Generation, do prestigioso Festival de Berlim. Totalmente rodada no país asiático, a película busca financiamento coletivo pela internet para bancar os custos com sua pós-produção.

"Há muitos filmes excelentes, então é difícil pensar em prêmio neste momento", diz Osaki, 31, à sãopaulo. O cineasta, nascido em São Caetano (Grande São Paulo), pegou gosto pelo Vietnã quando viajou pelo país em 2011.

"Acho que os vietnamitas são muito 'antropofágicos' culturalmente, assim como nós, brasileiros", afirma o diretor. "Eles vivenciaram as invasões francesa, chinesa, americana, e souberam absorver elementos culturais e ainda assim se manter únicos."

Divulgação
Cena do curta "O Caminhão do Meu Pai", do diretor brasileiro Maurício Osaki, que concorre na mostra Generation do Festival de Berlim
Cena do curta "O Caminhão do Meu Pai", do diretor Maurício Osaki, que concorre na mostra Generation do Festival de Berlim

Seu curta, cujo elenco é todo formando por vietnamitas, acompanha uma pequena menina que descobre o trabalho clandestino de seu pai --que ela então pensava ser só um caminhoneiro que transportava agricultores pelas estradas. Osaki contou com uma atriz local que serviu de tradutora durante a filmagem.

Além de "Caminhão do Meu Pai", o Brasil também é representado na Berlinale por outros três filmes: o curta "O Pacote", de Rafael Aidar, na mesma mostra Generation, além dos longas "Você Nunca Disse Eu te Amo", de Bruno Barreto, e "Frances Há", financiado por uma produtora brasileira.

Os vencedores serão anunciados no sábado (16). Ganhando ou não, Osaki quer que seu novo curta seja filmado em São Paulo e retrate adolescentes da Fundação Casa. "Moro fora do país há mais de cinco anos e quero muito filmar em São Paulo de novo", diz.

Para quem quiser participar do "crowdfunding" e ter direito a benefícios que vão de nome nos créditos do DVD a vídeo de agradecimento da protagonista-mirim do filme, pode acessar o site da "vaquinha virtual" do projeto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página