Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
26/03/2013 - 19h54

Flautista alemão mescla músicas sinfônica e experimental em SP

Publicidade

RAFAEL GREGORIO
DE SÃO PAULO
LUIZA WOLF
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O flautista alemão Erik Drescher se apresenta nesta quarta (27), às 21h, no espaço Plug N' Work (zona sul de São Paulo).

Drescher se caracteriza principalmente por aplicar a fluência na música sinfônica a outras linguagens artísticas, como vídeo, artes do corpo e performance, o que o aproxima das modernas instalações multimídia.

Suas obras frequentemente envolvem a relação entre recursos digitais e engenhocas sob o prisma da produção de sons.

Divulgação
O flautista alemão Erik Drescher (foto) apresenta sua mescla de músicas sinfônica e experimental na quarta (dia 27) em espaço de eventos na zona sul de SP
O flautista alemão Erik Drescher (foto) mescla erudito e experimental na quarta (27) no espaço Plug N' Work (zona sul de SP)

Em "Rainbirds", por exemplo, munido de uma flauta cujo som é amplificado e reprocessado digitalmente, Drescher aciona dispositivos instalados em jarros que emitem sons e fazem jorrar água, que, por sua vez, também emite sonoridades ao atingir o chão.

Em outras palavras, o artista parte da música tradicional para obter música combinando meios digitais e analógicos. Como na intervenção que operou com o brasileiro Paulo Nenflidio:

Vídeo

Em sua apresentação, na quarta (27), Drescher mescla obras de referenciais sinfônicos, como Claude Debussy (1962-1918), e peças experimentais de nomes como Artur Kroschel.

O espetáculo custa R$ 5 e os ingressos podem ser reservados pelo telefone 0/xx/11/5103-2209 ou pelo site Plug N' Work. Segundo a produção do evento, a capacidade do espaço é de aproximadamente 100 pessoas e o show não é recomendado para menores de 18 anos.

BIOGRAFIA

O músico nasceu em 1972 na cidade de Bremen, norte da Alemanha. Radicado em Berlim, é um nome forte da música experimental na Europa.

Estudou flauta com expoentes do instrumento, como a americana Carin Levine e o alemão Hans Jörg Wegner, e já se apresentou tanto em eventos relacionados a novas mídias quanto em festivais de música sinfônica e experimental.

NO BRASIL

Drescher tocou no Brasil em 2010. Na ocasião, integrou um projeto no Sesc Vila Mariana intitulado "Rupturas", que destacou também o duo Henrique Iwao e Mário Del Nunzio. Apresentou-se também em um festival de música experimental organizado pelo núcleo Ibrasotope.

Erik Drescher - Espaço Plug N' Work - av. Nova Independência, 1.061, Brooklin, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5103-2209. Qua. (27): 21h. Ingr.: R$ 5. Não recomendado para menores de 18 anos. 100 lugares. Reservas pelo telefone 5103-2209 ou pelo site Plug N' Work.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página