'Queríamos executar ideias que a TV não permitia', diz criador do Porta dos Fundos

Não se engane pela cara séria na foto. Ian SBF é um dos criadores do canal de humor Porta dos Fundos. Diferente dos colegas Fábio Porchat e Gregorio Duvivier, também "cabeças do grupo", ele prefere ficar atrás das câmeras enquanto dirige, roteiriza e produz episódios.

Ao lado de Fernando Meirelles, Ian será jurado do concurso de curtas-metragens do projeto The Walkers: Primeiro Festival de Histórias Inspiradoras do YouTube. Para estimular os futuros participantes, ele bate papo com o público sobre a produção de vídeos para a internet na quarta (12), no Museu da Imagem e do Som (zona oeste de São Paulo).

MIS - auditório. Av. Europa, 158, Jardim Europa, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2117-4777. Qua. (12): 19h30. Não recomendado para menores de 18 anos. Retirar ingr. uma hora antes. Grátis.

Confira abaixo a entrevista que Ian concedeu à sãopaulo:

sãopaulo - Como você começou a trabalhar com vídeos para internet?
Ian SBF - Eu sempre quis trabalhar com cinema e TV, mas nunca consegui levar meus projetos adiante ou realmente realizar algo nessas áreas. Foi aí que aos 29 anos eu decidi que não poderia chegar aos 30 anos daquela maneira (ou seja, ganhando mesada da minha mãe) e resolvi fazer alguma coisa. Sem muito conhecimento de internet na época, eu comecei um blog de vídeos de humor chamado Anões em Chamas, que era tinha o conceito bem parecido com o do Porta dos Fundos. Depois de seis meses, eu já estava conseguindo trabalhar em canais como Multishow e Globo. Mas após um tempo como profissional de TV, descobri que a internet me proporcionava muito mais liberdade e possibilidades. Por sorte, meus amigos também achavam a mesma coisa. Acabamos nos juntando pra criar um lugar onde pudéssemos executar as ideias e projetos que a TV não nos permitia na época. Foi assim que surgiu o Porta.

Dos fundadores do Porta, você é o que mais fica nos bastidores. Já pensou em se aventurar na frente da câmera?
Não gosto de aparecer. Na verdade, minha ideia sempre foi justamente o oposto. Mas, por causa dos making ofs, eu acabo aparecendo de uma maneira ou outra. Mas o meu interesse mesmo é a direção, então estou muito feliz onde estou.

Você vai ser jurado do The Walkers, ao lado do Fernando Meirelles. O que você procura nos candidatos? O que faz com que um filme para internet seja bom?
Não existe uma fórmula de sucesso pra um vídeo e nem pra nenhum conteúdo audiovisual. É um conceito muito subjetivo, mas sempre procuro algumas características específicas. No concurso, espero ver vídeos que me tragam algo novo, que me emocionem e que façam o público se questionar, de alguma forma. O que faz com que o espectador assista ao vídeo na internet até o fim é a qualidade. Não importa qual o tema, nem a duração.

Quais dicas você daria para pessoas que querem fazer vídeos, mas não têm dinheiro para a produção?
Mesmo que a pessoa tenha recursos, é preciso se preocupar com o conteúdo. A internet ainda é um lugar pouco exigente quanto à forma e à técnica. Então, se você tiver uma ideia boa ou uma história incrível, a internet é o lugar para mostrá-la. Talvez seja isso que as pessoas procurem no YouTube hoje: materiais que surjam apenas do talento de indivíduos sem muitos recursos.

É possível manter financeiramente um canal do YouTube só com anúncios?
Com certeza. A plataforma do YouTube hoje é uma maneira fácil e boa de monetizar o conteúdo. E você ainda pode ganhar dinheiro de várias outras maneiras. Mas se quiser se manter apenas de anúncios, você precisa também saber o tamanho da sua estrutura. É preciso ser um pouco empresário também.

Stefano Figalo/Divulgação
Criador do Porta dos Fundos, Ian SBF dá palestra sobre vídeos na internet no Museu da Imagem e do Som (zona oeste de SP)
Criador do Porta dos Fundos, Ian SBF dá palestra sobre vídeos na internet no Museu da Imagem e do Som
Publicidade
Publicidade