Melhor de sãopaulo Casamentos

Estilistas dão dicas de vestidos de noiva que fogem do estilo Cinderela

O vestido dos seus sonhos pode não ter sido feito para você. Estilistas especializados em noivas são unânimes em afirmar que corte, cor e acessórios devem ser pensados com base no corpo e estilo da nubente.

"Mas a imagem da Cinderela com suas luvas compridas, saia rodada e coroa é muito presente no imaginário delas. Às vezes, por isso mesmo, as noivas não reconhecem o próprio estilo", conta Nanna Martinez, estilista da butique WhiteHall.

"Ao mesmo tempo, nós, que fazemos vestidos sob medida, temos a consciência de que um sonho é importante e que a opinião da mulher deve ser valorizada", complementa o designer Sandro Barros.

Essa valorização implica uma série de provas, em que serão pesadas as vontades da noiva e o choque de realidade dado por quem entende do riscado.

"Fazemos um pouco o papel de psicólogos nessa hora. Elas não podem se arrepender do que vestiram", diz a estilista Emannuelle Junqueira.

A pedido da sãopaulo, designers dão dicas para mulheres que vão se casar aprenderem como escolher o vestido de forma que, à noite, elas não virem abóbora.

COR

Pode parecer estranho, mas vestidos brancos devem ser evitados, pois a cor, quando muito iluminada, dá ideia de roupa "pobre", de acordo com alguns estilistas. A maioria é off-white, de um branco mais fechado, pois transmite elegância. O rosa-chá e o branco-amarelado são opções chiques se a ideia é fugir do tradicional. Nunca use cores vivas, como rosa-choque, verde-limão ou laranja, porque elas descaracterizam seu papel no casamento. O vermelho é controverso: a maioria dos estilistas têm ojeriza, já outros vêm aplicando na passarela, como Vera Wang.

*

A MÃE

"O sonho é seu ou dela?" Essa é a pergunta que um bom estilista fará se sentir que você está insegura com ela na sua cola nas provas. Mães, segundo eles, projetam o próprio casamento no seu, e isso pode deixá-las presa a ideias que não combinam com seu gosto pessoal. Seja franca e a transforme em amiga. A dica dos especialistas é usar um pedaço da renda do vestido dela no seu, ou deixar que escolha —com você, claro— a matéria-prima. Afinal, tecidos de qualidade costumam ser bonitos e um bom designer saberá aplicá-los.

*

RISCO SEREIA

O vestido tipo sereia, tendência no mercado de noivas e um dos favoritos das brasileiras, deve ser evitado por mulheres que estão um pouco acima do peso. Ele pode até ser usado por gordinhas, mas desde que a barriga não esteja desproporcional em relação ao resto do corpo. O fato de ele ser muito justo na cintura pode fazer o abdome saltar ainda mais. Quem tem quadris muito largos também deve evitar esse tipo de vestido.

Publicidade
Publicidade