Empresário investe em pães com ingredientes brasileiros

Foi um tremendo susto que terminou em Alegria. Há dois anos, o empresário baiano Marcelo Martins, 37, trabalhava no ramo empresarial de perfumaria, em uma multinacional suíça quando, em uma de suas inúmeras viagens de avião, teve uma trombose, que culminou em uma parada cardíaca.

Quando acordou, ainda na UTI, já sabia que mudaria radicalmente o estilo de vida. "Quando você passa por uma situação-limite dessas enxerga com mais clareza tudo aquilo que não faz sentido ao seu redor", conta.

Pediu demissão e resolveu optar por algo que priorizasse o prazer e um cotidiano mais leve. Foi assim que resolveu profissionalizar o gosto pela cozinha, uma paixão de família, já que a mãe também era padeira —e é dela a maioria das receitas.

Divulgação
Marcelo Martins fundou a padaria Alegria depois de uma parada cardíaca
Marcelo Martins fundou a padaria Alegria depois de uma parada cardíaca

Recuperado, ele vendeu o carro e passou a usar a bicicleta como meio de transporte. Mudou radicalmente a alimentação, a forma como se relaciona com dinheiro ("dou muito menos importância para isso") e, há dois meses, ele abriu a charmosa padaria Alegria, no Paraíso (zona sul de São Paulo).

O nome, segundo ele, não simboliza apenas o atual momento de vida, mas, sim, características do povo brasileiro: a felicidade, o sorriso, o alto astral.

O sobrado de dois andares é uma padaria artesanal que usa levain (fermento natural) de caju e vende produtos assados na pedra. "Gosto de dizer que não é nem uma 'boulangerie' ['padaria', em francês] e nem uma 'bakery' ['padaria', em inglês]. Não vendo brioches e nem bagel, mas, sim, algo que é a cara da nossa terra."

Por lá é possível provar receitas como pão de queijo de tapioca, pão de açaí com granola, cacau com mel, broa de milho, bolos caseiros para levar para casa e pão de banana com castanha do Brasil. "Criei uma padaria brasileira e agora só faço o que me faz feliz", diz.

Também dá para tomar lanches enquanto usa-se o wi-fi para trabalhar ou fazer refeições leves na varanda do segundo andar. "Tem gente que vem aqui fazer uma reunião de trabalho rápida em um ambiente mais gostoso do que um escritório e provar um suco, um doce", conta Martins.

Aos sábados e domingos, a casa serve bufê de café da manhã e delícias como quiches e escondidinho de carne-seca com arroz integral montados em uma marmita sobre o prato, boa pedida para o almoço. Não resista ao Pão Delícia, com recheio de gorgonzola. Peça para esquentar e não esqueça o cafezinho.

R. Dr. Rafael de Barros, 272, Paraíso, região sul, tel. 3297-5170. 65 lugares. Ter. a sáb.: 7h30 às 20h30. Dom.: 8h às 20h.

Publicidade
Publicidade