'A FIFA prefere Copas em países fracos', diz humorista Marco Bianchi

O brasão da cidade de São Paulo tatuado no braço esquerdo prova que o paulistano Marco Bianchi, 41, não nasceu em Birigui, como diz por aí.

Como piadista, ganhou fama nos anos 1990, em esquetes da rádio 89 FM, mas só ficou conhecido mesmo como comentarista de partidas de futebol entre músicos nada atléticos —de João Gordo a Nazi e Frejat—, na MTV. Após o fim do programa Rock Gol, em 2010, o radialista formado na USP sumiu.

No mês passado, às vésperas da Copa, Bianchi lançou um blog (marcobianchi.blogosfera.uol.com.br ) em que escracha jogadores, cartolas e times de futebol.

"Escrever é um prazer antigo", ressalta o dono da buldogue Ronalda. "Mas sou, antes de tudo, humorista. Não me confunda com esses jornalistas esportivos gozadinhos."

Divulgação
A FIFA prefere copas em países fracos', diz humorista Marco Bianchi, na foto com Ronalda
'A FIFA prefere copas em países fracos', diz humorista Marco Bianchi, na foto com Ronalda

sãopaulo - Para começar: vai ter Copa?
Marco Bianchi - Copa vai ter, mas não como deveria. Não vai ter Copa sem verba pública, sem roubalheira e sem o famoso engenheiro Caio Pontes, que foi o responsável pelo sucesso das obras no Brasil. Mas sinceramente acho que a culpa não é da Copa.

A culpa é de quem?
O Brasil foi fraco. E a Fifa prefere fazer Copas em países fracos, sem envergadura moral, porque assim consegue emparedar as autoridades. As autoridades brasileiras aceitaram tudo sob qualquer condição, como se eles estivessem nos fazendo um favor. O que precisa ficar claro é que não tem favor nenhum, é parceria.

O que acha das manifestações contra os jogos?
São compreensíveis. O Brasil oferece só o mínimo do mínimo ao cidadão. Por isso tem gente votando com o estômago. É claro que é tarde para dizer que não vai ter Copa. Mas esse é um sentimento represado que deveria ir além dos jogos.

Como paulistano, que conselhos daria às delegações sobre a cidade?
Diria para eles terem a capacidade de planejamento que os organizadores da Copa não tiveram e se organizem, porque o trânsito em SP não é coisa para criança, não. Também não recomendo que fiquem dando mole, parecendo turistas austríacos perdidos no Anhembi.

No fim das contas, qual estádio será mais importante para SP: Itaquerão ou a Arena Palestra Itália?
Da forma como foi feita a obra, o Palestra foi muito mais digno porque foi feito sem dinheiro público. Mas para a cidade como um todo, do ponto de vista social, o Itaquerão é mais importante, porque está numa região mal cuidada e atende a uma parcela mais carente.

Sobre ex-jogadores que hoje estão na política: quem se sai melhor, Romário ou Ronaldo Fenômeno?
Acho que o Ronaldo está entrando no Chapa Branca Futebol Clube. Ele não traz nada de novo em relação à "CCBF", uma entidade que não me cheira bem nada bem. Já o Romário é mais atuante e não pode ser acusado de pecar pela omissão —mas talvez pelo excesso. Ele desce a lenha em todo mundo nas entrevistas, é agressivo, se perde no temperamento e isso enfraquece a sua posição, que em geral é correta.

Publicidade
Publicidade