Bonecos são estrelas de peças infantis em SP

Há anos, bonecos vêm conquistando os palcos. O grupos Giramundo e Pia Fraus, companhias de teatro de bonecos, comemoram 40 e 30 anos de carreira, respectivamente. Com a comemoração, chegam peças —inclusive algumas montagens de outras companhias— e uma oficina. Veja abaixo as sugestões da sãopaulo.

UM BAÚ DE FUNDO FUNDO
Este clássico do Grupo Giramundo, companhia mineira de teatro de bonecos, estreou em 1975 e foi a segunda montagem mais apresentada do repertório. Na trama, o palhaço Libório vasculha um baú e encontra sonhos e recordações de infância. A apresentação faz parte da programação que comemora os 40 anos do grupo, que se consolidou com o teatro de bonecos.
Informe-se sobre a peça

*

CÃOFUSÃO GATONÔMICA
O garoto Artur e o cachorro Salomão são melhores amigos. Mas, quando os pais de Artur se separam, eles são obrigados a morar em casas diferentes. No dia da mudança, Salomão desaparece, e Artur decide procurá-lo sozinho. A peça da Pocilgas & Cia. tem atores que contracenam com bonecos, como baratas e pombas.
Informe-se sobre a peça

*

KACHTANKA
A companhia Pia Fraus comemora 30 anos com peças no Sesc Pinheiros. "Kachtanka" é a única peça estreante da programação. Baseada no conto homônimo do russo Anton Tchékhov (1860-1904), acompanha uma cadela que se perde de seus donos durante o Carnaval. Ela é adotada por um palhaço de circo e vira uma das estrelas da trupe.
Informe-se sobre a peça

*

BICHOS DO BRASIL
Nesta peça, a Pia Fraus usa 50 bonecos infláveis e outros feitos de cabaça para apresentar a fauna brasileira. O espetáculo conta histórias de bichos que vivem em uma floresta tropical. A trilha sonora também tem ritmos do país, como forró, samba, maracatu, frevo e bossa nova.
Informe-se sobre a peça

*

FILHOTES DA AMAZÔNIA
A peça é composta por algumas histórias curtas, narradas pelo pajé de uma tribo indígena. Esses contos mostram o dia a dia de animais da floresta e retratam a relação dos filhotes com seus pais. Por meio das cenas, a companhia Pia Fraus discute o relacionamento entre crianças e adultos.
Informe-se sobre a peça

*

COCÔ DE PASSARINHO
Os atores da Cia. Noz de Teatro se escondem atrás de bonecos enormes, que têm o mesmo tamanho de adultos. Inspirada no livro homônimo de Eva Furnari, a peça mostra uma cidade pequena na qual os habitantes se encontram na praça, mas não têm muito o que conversar. Apesar da falta de assunto, todos têm um problema em comum: os passarinhos que insistem em fazer cocô em suas cabeças.
Informe-se sobre a peça

*

OFICINA DE BONECOS
A aula faz parte da comemoração dos 30 anos da Pia Fraus. Os atores do grupo acompanham adultos e crianças nesta oficina. Usando materiais como papel crepom, papel kraft e cola, os participantes constroem e customizam os bonecos.
Informe-se sobre o evento

-

OS ELEITOS

FABIANA FUTEMA, jornalista do blog 'Maternar', indica o livro "Não, Sim, Talvez"

Crianças têm muitas perguntas. E nem todas as respostas as satisfazem. O livro "Não, Sim, Talvez", de Raquel Matsushita, mostra um pouco desse universo infantil ao contar a história de um garotinho e suas perguntas.

Editora: Sesi-SP. Autora: Raquel Matsushita. Ilustração: Ionit Ziberman (2014, 32 págs., R$ 36)

*

GABRIELA ROMEU, jornalista especializada em crianças, sugere o festival Boca do Céu

Histórias contadas e cantadas, de vários cantos do mundo, reúnem pais e filhos na sexta edição do Boca do Céu, que traz o Grupo Triii e seus instrumentos inusitados, Paulo Freire, suas canções acumulativas e sua viola e Marcela Carvalho e seus contos e cantigas da tradição oral.
Informe-se sobre o evento

*

MÔNICA RODRIGUES DA COSTA, editora de livros da Publifolhinha, indica a peça "João e Maria"

Coloridos e bem manipulados, bonecos contam a história das duas crianças do conto clássico de Jacob e Wilhelm Grimm. Nesse musical, eles se perdem no sertão nordestino quando saem em busca de alimento. A Orquestra Filarmônica Infantojuvenil de SP representa a casa da bruxa.
Informe-se sobre a peça

Publicidade
Publicidade