Escritora Ruth Rocha participa de bate-papo em SP; leia entrevista

A escritora Ruth Rocha, 83, participa da palestra "Primeira Página" na terça (27), no teatro Tuca (zona oeste de São Paulo). Os ingressos custam R$ 50 e podem ser adquiridos pelo site www.ingressorapido.com.br.

Célebre autora de livros infantis, ela conversa sobre sua carreira com o jornalista Cassiano Elek Machado, editor da "Ilustríssima", e com os atores Pascoal da Conceição e Rosi Campos, que lerão trechos de livros. A plateia também pode participar do bate-papo e fazer perguntas à Ruth.

Alessandro Shinoda/Folhapress
A escritora Ruth Rocha participa de bate-papo na terça (27), em São Paulo
A escritora Ruth Rocha participa de bate-papo na terça (27), em São Paulo

Para preparar o público para o encontro, Ruth Rocha conversou com a sãopaulo. Veja a entrevista abaixo.

Informe-se sobre o evento

*

sãopaulo - Quando você decidiu que gostaria de escrever livros infantis?
RUTH ROCHA - Minha historia é engraçada. Eu achava que não sabia escrever para crianças. Fui trabalhar na revista "Recreio", e a diretora me ouviu contando uma história para a minha filha. Ela começou a me chatear para escrever uma história. Um dia, fui pra casa dela, e ela me trancou. [Risos] É verdade. Não estava trancada para valer, porque era uma casa térrea e tinha janelas. Eu podia fugir, mas fiquei escrevendo.

Qual foi a primeira história que você escreveu?
Foi "Romeu e Julieta", sobre duas borboletas que queriam namorar, mas não podiam porque tinham cores diferentes.

Quem foi sua referência na escrita?
Foi Monteiro Lobato. Minha mãe lia quando eu era pequena. Mas também tive influência do meu avô, que contava histórias. Ele contava de tudo: Grimm, Perrault, Andersen... e isso me marcou muito.

Há alguma técnica para escrever para crianças?
Para escrever, é necessário ler. A leitura é a coisa mais importante para ser escritor. Se você não lê, também não escreve. Também é importante ter contato com crianças. Se você não convive e não entende as crianças, fica muito difícil escrever para elas. Conheço várias pessoas que só começaram a escrever quando tiveram filhos. Comigo foi assim. Quando comecei a escrever, minha filha tinha cinco ou seis anos.

As crianças de hoje em dia leem menos?
Vendo tantos livros hoje quanto vendia há 50 anos. Acho que o aprendizado das crianças continua o mesmo.

Como será a palestra?
É a primeira vez que participo do projeto. Os atores [Rosi Campos e Pascoal da Conceição] vão ler partes dos livros, e o público pode me fazer perguntas. Acho que vai ser muito divertido.

Publicidade
Publicidade