bares eleitos júri

Coxinha do Veloso: veja receita e aprenda a fazer o famoso quitute de SP

Tradicional bar de São Paulo, o Veloso tem como uma de suas estrelas a coxinha. Os quitutes recheados de frango, servidos com pimenta, ajudaram a dar fama ao estabelecimento eleito pelo júri de "O Melhor de sãopaulo 2014" com a casa dos melhores petiscos e porções.

Abaixo, veja como fazer a receita:

RENDIMENTO: 22 unidades

INGREDIENTES

Para a massa
- 500 g de farinha de trigo
- 1 litro de água
- 150 g de manteiga
- 1 colher (sopa) de sal

Para o recheio
- 500 g de peito de frango cozido e desfiado
- 500 g de requeijão
- 1 colher (sopa) de alho moído
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 colher (sopa) de salsinha picada

Para empanar
- 1 kg de farinha de rosca
- 500 ml de leite
- 1 ovo
- Óleo para fritar (a gosto)

*

MODO DE PREPARO

Massa
Coloque a água em uma panela e adicione manteiga e sal. Deixe no fogo médio até a manteiga derreter completamente. Depois, coloque a mistura em uma tigela de batedeira e acrescente a farinha de trigo. Bata até a farinha dissolver. Deixe a massa descansar em uma superfície lisa por ao menos cinco minutos.

Recheio
Em uma frigideira, coloque óleo e o alho para dourar. Adicione o frango, que precisa ser temperado aos poucos, primeiro com sal e depois com salsinha. Reserve. Quando a carne já estiver fria, misture-a ao requeijão.

Para montar as coxinhas
Misture o ovo ao leite em outra tigela. Na hora de modelar as coxinhas, pegue uma quantidade de massa suficiente para encher a mão (cerca de 30 gramas) e misture um pouco para que ela fique homogênea. Estique-a na palma das mãos para que fique como pequenos discos. Depois, coloque uma colher (de sobremesa) de recheio no meio da massa. Enquanto pressiona levemente o recheio com o dedão, faça uma espécie de meia-lua com a mão que apoia a massa, de modo que a massa envolva o recheio. Modele na forma tradicional de coxinha. Por fim, para empanar, é preciso mergulhá-las em um recipiente com leite e ovo e, na sequência, passá-las na farinha de rosca. Então, coloque as coxinhas em uma panela com quatro dedos de óleo (bem quente) e frite os quitutes até dourar. Retire com uma escumadeira e leve ao papel toalha para escorrer a gordura do óleo. Sirva em seguida.

O melhor de São Paulo
Publicidade
Publicidade