Prefeitura de São Paulo apaga grafite em avenida por engano

Um grafite de dez metros de altura e 30 metros de largura na avenida 23 de Maio, na região central, foi apagado por engano por funcionários da Prefeitura de São Paulo na manhã de quarta-feira (4).

O mural de autoria do artista Francisco Rodrigues, 31, o Nunca, foi feito em 2005 a convite do Sesc e teve autorização da prefeitura na época.

O artista diz que começou a receber ligações de amigos avisando sobre a ação na manhã de quarta-feira e foi até o local. "Falei com o pessoal do caminhão e eles disseram que tinham ordem para apagar tudo na avenida", diz.

O trabalho já havia sido publicado no livro "Street Art, The Graffiti Revolution", de Cedar Lewinsohn, durante uma exposição na Tate Modern, em Londres. Na ocasião, Nunca e a dupla de grafiteiros osgemeos pintaram a fachada do museu.

Em nota, a Secretaria de Coordenação de Subprefeituras disse que "os servidores das empresas terceirizadas responsáveis pelo serviço, não têm o conhecimento técnico necessário para diferenciar o que é manifestação artística e o que é dano ao patrimônio. Assim, estes funcionários, ao se deparem com muros que se encontram pichados e/ou sujos, realizam o trabalho de zeladoria necessário para manter a limpeza destes equipamentos."

O comunicado diz ainda que "o secretário de Coordenação das Subprefeituras já iniciou uma série de diálogos com grafiteiros que, porventura tiveram seus trabalhos apagados pela pintura antipichação, refaçam nova arte no local".

Após o ocorrido, o artista foi contatado por e-mail para uma reunião na secretaria.

Publicidade
Publicidade