Carlos Reichenbach vive pai à espera de filho em 'Avanti Popolo'

Um velho ranzinza de olhar tristonho, um homem de meia-idade sem rumo e uma fofa cadela vira-lata são os protagonistas de "Avanti Popolo", que estreou na quinta (12).

Dirigido por Michael Wahrmann (leia entrevista abaixo), o drama mostra André (André Gatti), que, após se separar da mulher, volta à casa do pai (interpretado pelo cineasta Carlos Reichenbach, morto em 2012), um idoso recluso cheio de manias que passa os dias com Baleia (Estopinha), sua cachorrinha. Ele também vive à espera do outro filho, um ativista político que desapareceu durante a ditadura militar.

Divulgação
Carlos Reichenbach em cena do drama "Avanti Popolo", dirigido por Michael Wahrmann
Carlos Reichenbach em cena de "Avanti Popolo", dirigido pelo uruguaio-israelense Michael Wahrmann

O reencontro revela uma relação complicada e fria, marcada por uma perturbadora incomunicabilidade entre os dois. À toa no imóvel, André descobre algumas filmagens feitas pelo irmão antes de ele sumir, e, para tentar se reaproximar da figura paterna, decide projetar uma delas.

Seu pai, no entanto, recusa-se a recordar o passado —em uma cena que arrebata até os mais duros corações.

Informe-se sobre o filme

*

sãopaulo - O que o levou para essa história?
Michael Wahrmann - Queria fazer um filme sobre um pai esperando por um filho desaparecido e trabalhar o absurdo da espera, que é como ficar em um limbo. A morte permite o luto, mas quando a pessoa está desaparecida, não é morte, não é vida, é uma coisa quase sem sentido. Queria focar as pessoas que ainda estão vivas, os familiares que ficaram.

Como foi a convivência com o Carlos Reichenbach?
O Carlão era o cara mais fofo do mundo. Uma pessoa generosa, que nunca se colocou no set como diretor. Ele só se preocupava em cumprir seu papel como ator, mas, de alguma forma, me acalmava.

E a cachorra Estopinha, se comportou bem?
Sim. Tem gente dizendo que ela é a melhor atriz do filme. Engraçado, porque o Carlão é o cineasta que todos conhecem, mas a Estopinha é a grande estrela. Ela tem 1 milhão de "likes" no Facebook [risos]. Ela é a única atriz profissional do filme, a única que tinha experiência na frente das câmeras.

O nome da personagem, Baleia, é uma homenagem à personagem ao livro "Vidas Secas", do escritor Graciliano Ramos?
O André Gatti foi quem deu esse nome. Ele me disse que o Carlão gostava muito de "Vidas Secas" e sugeriu chamarmos a cadela de Baleia para homenageá-lo.

Publicidade
Publicidade