Cães abandonados no aeroporto são resgatados e penam para achar lares

Tudo é passageiro no aeroporto de Cumbica (Guarulhos). Menos os 19 cachorros que foram abandonados no lugar e viviam em jaulas empilhadas numa sala de 20m2, porque eles estavam ali já fazia meses e nada de embarcar para outro destino.

O paradeiro desses bichos, que foram deixados no aeroporto por donos que não tinham a documentação para levá-los consigo ou simplesmente apareceram na pista, começou a mudar no último dia 7 (sábado).

Foi quando ativistas da causa canina se deslocaram até o aeroporto para negociar a soltura dos bichos, horas após uma foto de seu canil no aeroporto ter ido parar na internet.

Depois de horas de negociação com a GRU, que administra o aeroporto, membros da ONG Cão Sem Dono conseguiram levá-los para uma chácara. Mas a história não termina por aí.

De toda matilha, só Ruiva e Segunda-Feira foram acolhidos em um novo lar após dez dias. Os outros 17 bichos aguardam no interior do Estado por interessados em dar-lhes um novo lar.

"O mês está difícil", diz Vicente Define, da ONG Cão Sem Dono. "Tá todo mundo mais preocupado com futebol do que com adotar um cãozinho. E também tem crianças de férias, as pessoas vão viajar e não podem pegar um bicho."

Divulgação
Sala que abrigava 19 cães no aeroporto de Guarulhos
Sala que abrigava 19 cães no aeroporto de Guarulhos

Dentre os cães sem lar, há filhotes com poucos meses de idade. "A desconfia-se que eles tenham nascido lá. Vamos dar vacina, vermífugo e depois oferecer eles para adoção também", diz Vicente.

Você vê as fotos dos cães adultos aqui. Algumas estão borradas porque "foi difícil tirar os retratos, eles queriam correr e correr o tempo todo", conta Vicente.

Ficou interessado em algum dos cães de Cumbica? É só entrar em contato com a ONG no site www.caosemdono.com.br ou ir à feira de adoção que acontece às quarta e aos domingos, das 10h às 17h, na Cobasi da avenida Giovanni Gronchi, 5.411.

OUTRO LADO

"Os animais são atendidos por um médico veterinário, recebem alimentação, vacina, cuidados com higiene e passeios diários", diz a administração do aeroporto em nota.

A GRU ainda afirma que estabeleceu parceria com a ONG, para encaminhar a ela os próximos cães que forem abandonados em suas dependências.

Publicidade
Publicidade