Câmara aprova repasse de terreno do extinto prédio São Vito ao Sesc

Aumentaram as chances de o centro paulistano receber mais uma unidade do Sesc (Serviço Social do Comércio). A Câmara aprovou na segunda-feira (16) um projeto de lei que autoriza a cessão do terreno existente em frente ao Mercado Municipal, na Sé, para a instituição. Por último, caberá ao prefeito Fernando Haddad (PT) decidir se a medida deve ser vetada ou sancionada.

O espaço abrigava os edifícios São Vito e Mercúrio, que foram símbolos de degradação do centro. A demolição de ambos foi concluída em 2011 e, no mesmo ano, houve o anúncio de que Sesc ergueria uma unidade no local. O projeto fazia parte de um pacote de ações do Plano de Revitalização do Parque D. Pedro 2º.

Prefeitura/Divulgação
Projeção de unidades do Sesc e do Senac no terreno localizado entre as avenidas do Estado e Mercúrio
Projeção de unidades do Sesc e do Senac no terreno localizado entre as avenidas do Estado e Mercúrio

Em novembro de 2012, o então prefeito Gilberto Kassab (PSD) enviou para a Câmara o projeto de cessão da área. Mais de um e meio depois, o texto ganhou o aval dos vereadores e permite a concessão do espaço ao Sesc por 99 anos. Em contrapartida, a instituição terá de cumprir uma série de exigências, como oferecer jogos recreativos para crianças e adultos e livre acesso à biblioteca.

No plano original, também estava incluído o repasse da área sob o viaduto Diário Popular, que fica atrás do terreno do extinto São Vito, ao Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O projeto que estabelece essa transferência continua em análise na Câmara.

Publicidade
Publicidade