Vereador Andrea Matarazzo critica novo Plano Diretor e dá nota 6

O novo Plano Diretor Estratégico nasce sem agradar a todos. Ao menos na Câmara. Oito dos 52 vereadores presentes na sessão em que se discutiu a aprovação do texto final votaram contra a proposta. Seis do PSDB, um do PV e outro do PSOL.

Entre os opositores está o tucano Andrea Matarazzo, presidente da Comissão de Política Urbana da Casa. Para ele, o projeto contém problemas graves e desconsidera o tamanho e as diferenças da capital.

Lucas Lima/Folhapress
Andrea Matarazzo votou contra o texto final do Plano Diretor
Andrea Matarazzo votou contra o texto final do Plano Diretor

*

sãopaulo - Por que o sr. votou contra?
Andrea Matarazzo plano deixou a desejar. São problemas graves. O principal é desconsiderar que a cidade é imensa e tem diferenças. Teria de ter sido feito de forma diferente o adensamento dos eixos de transporte [construção de mais moradias ao lado de avenidas com corredores de ônibus e linhas de metrô].

Não tentou resolver isso durante as discussões na Câmara?
O Executivo não abriu mão. Disse que esse era um eixo central do plano. Pode-se tentar arrumar isso nos planos regionais da Lei de Uso e Ocupação do Solo.

E quais foram os avanços do plano?
Deixou para os planos regionais definir com detalhes a questão dos prédios de até oito andares no miolo dos quarteirões. Calçadas largas e fachadas vivas [comércio no térreo de prédios] também são evoluções. O plano tem coisas boas, só que esquece que não temos nem mentalidade anglo-saxã nem fiscalização norueguesa. A calçada ser mais larga é bom. Mas se continuar sem planejar os meios para fazer e arrumar essa calçada, em vez de estreita e com buraco e camelô, a calçada será larga com mais buraco e mais camelô.

O Plano Diretor é utópico?
Não... Algumas coisas são ruins. Acho absurdo ter legalizado quatro invasões [a terrenos]. Não pode.

Se todo o plano for cumprido, o que vai mudar na vida do paulistano?
Alguns lugares podem virar um caos, porque vai adensar [bairros] onde não há infraestrutura. Mas são coisas boas a recuperação do conceito de áreas rurais no entorno da cidade e a preservação de áreas de mananciais. Porém, com a frouxidão em relação a invasões, você terá mais áreas invadidas.

Que nota dá para o plano, até dez?
Seis. Ele é mais positivo do que negativo e é um avanço em relação ao anterior. Não sou contra o Plano Diretor, sou contra alguns conceitos.

Publicidade
Publicidade