Figueira centenária é cortada para dar lugar a prédios no Ipiranga

"Se basta plantar doze mudas para cortar uma árvore centenária, que faz parte da história de um bairro, fica muito fácil para as construtoras derrubar em vez de buscar uma alternativa".

Quem reclama é a administradora Sara Santos, 29, que registrou a derrubada de uma enorme figueira no Ipiranga para dar lugar a um lançamento imobiliário.

Sara publicou as fotos do que restou da árvore no Facebook no último domingo (6). O post foi rapidamente divulgado por centenas de pessoas e já está beirando os mil compartilhamentos.

Os mais de sessenta comentários seguem o tom de lamento de Sara em seu post: "Há algum tempo [...] descobrimos uma das seringueiras [sic] mais lindas do nosso bairro. Neste final de semana, fomos passear pelo Ipiranga e ficamos chocados [...]. A árvore centenária foi cortada para ceder lugar a um empreendimento imobiliário de alto padrão".

Mas também houve reações mais agressivas contra a construtora, e Sara achou melhor tornar o post visível apenas para amigos, em uma tentativa de moderar o tom.

Reações inflamadas já são quase um padrão quando árvores são derrubadas ou ameaçadas em São Paulo. Recentemente, o cantor Nando Reis divulgou vídeo em protesto contra o corte de árvores ao lado de sua casa, no Itaim.

Muitas vezes, os moradores conseguem reverter a situação. Como ocorreu com o conjunto de trinta árvores da avenida Francisco Matarazzo, em frente ao estádio do Palmeiras (zona oeste), cuja remoção havia sido autorizada.

No caso da figueira do Ipiranga, não houve protesto. Segundo Sara, os moradores não estavam sabendo que a árvore seria derrubada. Alguns pensaram que se tratava apenas de uma poda, até que ela veio toda ao chão, diz.

A árvore já tinha autorização da prefeitura para ser removida, mediante o plantio de doze mudas dentro do terreno do empreendimento. O procedimento, autorizado por um TCA (Termo de Compensação Ambiental), também é comum na cidade.

Segundo a construtora PDG, responsável pela remoção, "apesar dos esforços empreendidos para manter a árvore no local, a conclusão de estudo realizado pela equipe de engenharia constatou a necessidade da sua retirada". A empresa diz ainda que "sempre dispõe de práticas que valorizam o meio ambiente e a sustentabilidade".

Figueira ou seringueira?

A árvore derrubada no Ipiranga é uma figueira da espécie Ficus elastica, originária da Ásia, também conhecida como falsa-seringueira.

Publicidade
Publicidade