Livro traz entrevistas inusitadas com astros como Tom Cruise e Lady Gaga

Neil Strauss é uma mistura de crítico musical e repórter policial. Sua praia é a música pop, mas ele sempre pareceu mais interessado na vida dos malditos, loucos e iconoclastas do que em frivolidades de astros.

Strauss tem um pé no "gonzo", o estilo jornalístico/literário que fez a fama de Hunter S. Thompson, em que o autor se infiltra na história e faz parte dela. No caso de Strauss, isso inclui viver por dias com os entrevistados, frequentar festas de arromba e dividir momentos íntimos.

Em "Fama & Loucura", que acaba de sair no Brasil, o autor reúne trechos de 228 entrevistas que fez nos últimos 22 anos para jornais como "The New York Times" e revistas como "Rolling Stone". E não são simples entrevistas: ele vai a um centro de Cientologia entrevistar Tom Cruise e acaba falando também com a mãe do astro; sai de carro com Snoop Dogg para comprar fraldas; dá tiros com o rapper Ludacris; e quase apanha —e é seduzido— pelos Strokes.

A lista de personagens é fantástica: Jerry Lee Lewis, Britney Spears, Led Zeppelin, Slipknot. Strauss consegue arrancar confissões surpreendentes de Bon Jovi, Lady Gaga e Marilyn Manson. Alguns trechos são curtíssimos, mas direto ao ponto: como quando pergunta a Lenny Kravitz se copiou "riffs" de guitarra do Led Zeppelin, ou é expulso de uma entrevista com Prince ao insistir em perguntar por que o artista não deixa entrevistadores gravarem sua voz.

Autor de biografias pesadas e cheias de histórias memoráveis de gente como Motley Crue e Dave Navarro, Strauss ficou mais conhecido nos EUA por "O Jogo", livro em que narra suas aventuras em meio a uma sociedade secreta de sedutores.

Saiu no Brasil e é divertido demais.

LIVRO

FAMA & LOUCURA * * * *
AUTOR: Neil Strauss
EDITORA: Best Seller (552 págs., R$ 60)

-

CONEXÕES

CD + DVD

CSNY 1974 * * *
Um dos entrevistados de Strauss é Neil Young, que fez parte do supergrupo CSNY. "1974" é um CD triplo ao vivo e um DVD com imagens dos shows.
ARTISTA: Crosby, Stills, Nash & Young
GRAVADORA: Rhino

*

LIVRO

SCAR TISSUE: A VIDA ALUCINADA DO VOCALISTA DO RED HOT CHILI PEPPERS * * *
Kiedis, outro artista presente no livro de Strauss, lançou essa autobiografia em que conta sua trajetória de fama, dinheiro, drogas e sexo. "Alucinada" é uma boa definição.
AUTOR: Anthony Kiedis
EDITORA: Ediouro (R$ 70,90)

Publicidade
Publicidade