'Ocupação' revê obra do artista que criou logos que marcaram época

Designer, artista plástico e administrador público, o pernambucano Aloísio Magalhães (1927-1982) é tema da 19ª edição do projeto Ocupação, no Itaú Cultural (centro de São Paulo).

Desde sábado (26) e até 24 de agosto, a mostra reverá este artista que é um dos grandes referenciais, no Brasil, do modernismo gráfico, e cuja relevância fez data de seu nascimento (5 de novembro) o Dia Nacional do Design.

A exposição, que reúne cerca de 70 itens, revê identidades visuais que marcaram época, como as do Unibanco (1965) e do IBGE (1962).

Também joga luz sobre a produção de Magalhães em outras áreas, principalmente pinturas, gravuras e aquarelas. A seleção inclui sua última série de desenhos, de 1982, pouco antes de sua morte, na Itália –um conjunto de litografias em preto e branco que retratam a cidade de Olinda, em Pernambuco.

Com sete núcleos temáticos dispostos cronologicamente, a mostra destaca ainda cédulas de dinheiro desenhadas pelo artista, como a do Cruzeiro nos anos 1960, e parcerias com o americano Eugene Feldman, referência mundial das artes gráficas. A curadoria é do designer João de Souza Leite, que foi assistente de Magalhães.

Gratuita, a mostra entra em cartaz no sábado (26) e fica até 24 de agosto. O Itaú Cultural funciona de terça a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados e domingos das 11h às 20h.

Informe-se sobre o evento

Publicidade
Publicidade