Projeto reúne em praça de Pinheiros exposições, shows e oficinas

As pessoas estão cada vez mais entretidas com celulares e computadores e não estão aproveitando os espaços públicos de lazer? Uma tentativa de mudar isso está sendo implementada em São Paulo.

O palco para a ideia é a praça Oliveira Penteado, vizinha à marginal Pinheiros e à ponte Eusébio Matoso, em Pinheiros.

No local, agora, está instalado um cubo gigante, com paredes de 2,70 metros —três delas "abertas" para o público. Nome: (Rua)³.

O projeto foi idealizado por Jeniffer Heemann, Renato Forster e Juliana Barsi, da associação Bela Rua, em parceria com as arquitetas Rebeca Grinspum e Ananda Albuquerque Lavor.

Revitalizada há menos de um ano em parceria com uma grande empresa instalada na região, a praça tem vários bancos e um bicicletário com design diferenciado, além de seguranças.

Aproveitando o espaço, o cubo recebe, até 17/8, exposições, oficinas, shows, palestras e sessões de cinema.

Neste domingo (3) ainda é possível ver fotos da mostra "São Paulos e Paulistanos", de Gustavo Pehrsson, e "Instagrafite", que tem registros de arte de rua em uma galeria colaborativa, em uma rede social na internet.

A partir desta segunda (4) quem assume as paredes do cubo é a exposição "Pinapipa", com uma releitura das pipas através de arte.

Há prática de yoga às terças, às 11h, e oficinas para confecção de pipas e de técnicas de stencil em diversos dias e horários.

Na quinta (7), a cantora Ana Karlik se apresenta no local e, no sábado (9), é a vez da banda Mustache e os Apaches, ambos às 20h.

Em todos os dias é possível encontra na praça, espalhadas entre bancos e árvores, caixas com toalhas de piquenique, encorajando a pausa para um lanchinho, ou mesmo para o almoço.

O visual noturno com lâmpadas decorativas também incentiva a ocupação após o expediente, quando o trânsito da marginal diminui. Assim como os livros, espalhados pelo espaço público.

Pça. Oliveira Penteado, s/nº, Pinheiros, região oeste, s/tel. Seg. a qua.: 9h às 20h. Qui. a sáb.: a partir das 11h. Dom.: a partir das 12h. Até 17/8. Livre. GRÁTIS

Publicidade
Publicidade