Peça com palestra de neurologista explica como atores fingem emoções

No dia 14 de agosto, a tradicional programação de peças de teatro ao redor da praça Roosevelt, na região central, terá uma novidade inusitada.

Uma pesquisa científica será apresentada com a encenação de atores.

Divulgação
Neurocientista Thomas Grunwald, responsável por estudo sobre emoções de atores
Neurocientista Thomas Grunwald, responsável por estudo sobre emoções de atores

O projeto Act Like You Meant It é de um neurologista e um ator suíços que durante cinco anos fizeram pesquisas em máquinas de tomografia e de ressonância magnética para entender como os atores transmitem sentimentos.

Após uma palestra que explica a pesquisa, que tem como objetivo ajudar os pacientes com epilepsia, atores farão uma apresentação cênica baseada nos dados.

Segundo o neurocientista Thomas Grunwald, do Centro Suíço de Epilepsia, responsável pelo projeto, o estudo sugere que os atores experientes podem controlar suas emoções e podem realmente provocar os sentimentos que eles precisam no palco ao invés de fingi-los.

"A neurociência não vai mudar as artes cênicas nem formar melhores atores. No entanto, os artistas individualmente podem encontrar confiança no fato de que os experimentos neurocientíficos podem encontrar a prova de algumas capacidades que as teorias do teatro mostram", afirma Grunwald. "Além disso, experiências como as que estamos testando podem ser usadas para pesquisas em artes dramáticas em diferentes abordagens."

O evento é aberto ao público e gratuito. As inscrições serão feitas por meio do website swissnexbrazil.org.

Palestra-performance Act Like You Mean It - SP Escola de Teatro. Praça Roosevelt, 210, Consolação, São Paulo, SP. Tel.: (11) 3775-8600. Qui. (14): 19h. Grátis.

Publicidade
Publicidade