Chef Bel Coelho retorna com seu projeto Clandestino

Passados pouco mais de seis meses desde que fechou o Dui, a chef Bel Coelho retorna com o seu Clandestino, agora promovido numa cozinha-estúdio lá no Beco do Batman, na Vila Madalena.

O projeto floresceu dos jantares que a chef oferecia aos amigos em casa e migrou para o andar de cima do extinto restaurante, onde tomou forma -os menus-degustação eram servidos de tempos em tempos, com pratos preparados com maior liberdade e ousadia.

Em nova fase, os eventos seguem com a mesma configuração, "mas voltando à essência de clandestino, longe do salão de um restaurante", conta Bel. Os jantares, retomados em agosto, serão promovidos uma vez por mês -a próxima edição será em 13/9.

O menu em cartaz tem sete tempos (R$ 188) e foi inspirado nas andanças da chef pelo Brasil durante o segundo semestre de 2013. Além de garimpar receitas aqui e ali, Bel também trouxe na mala ingredientes como o açafrão-da-terra, da fazenda Babilônia, e as geleias de frutas do cerrado, da fazenda Vagafogo, ambas em Pirenópolis (GO) —os produtinhos aparecem em um e outro prato do curso.

Antonio Rodrigues/Divulgação
Versão de Romeu e Julieta, com sorbet de goiaba, goiabada, queijo cremoso de ovelha e baru
Versão de Romeu e Julieta, com sorbet de goiaba, goiabada, queijo cremoso de ovelha e baru

"Reproduzo receitas que aprendi na viagens, mas com uma licença poética", explica. Em suas interpretações, Bel acrescenta ingredientes, texturas.

A salada, inspirada na tal da "salada mista, que é servida em diversos restaurantes, em vários cantos do país", abre alas para o jantar.

A versão de Bel, porém, leva pupunha cozida em baixa temperatura, creme de milho, vinagrete de beterraba, gelatina de pepino e espuma de cenoura na mistura para as folhas: brotos de rúcula, agrião e alface-roxa. No tempero, água de tomate e azeite de agrião.

Também entre os pratos, está o arroz de galinha d'Angola, que a chef experimentou no Piauí, e aqui incrementou com quiabo grelhado, queijo de coalho e baru.

Beco do Batman - R. Medeiros de Albuquerque, 97, Vila Madalena, tel. 2861-0010. 20 lugares. É imprescindível fazer reserva.

Publicidade
Publicidade