Casa & Decoração

Casas mantêm acabamento original e objetos antigos para ar vintage no lar

Há cerca de dois anos, Ítalo Escarparo, 44, sócio da loja itinerante Jack Records, ouviu de um amigo que as peças do letreiro do Cine Belas Artes (hoje Caixa Belas Artes) estavam dando sopa. O mensageiro havia afanado a inicial de seu próprio nome, e Ítalo armou um plano para fazer o mesmo.

"As peças estavam soltas, tudo iria virar lixo." E uma letra "E" tamanho família foi parar ao lado da porta de entrada de seu apartamento, na Barra Funda, para fazer companhia a vitrolas, vinis e peças da marca sueca pop Ikea, de móveis e acessórios para casa.

Assim como Ítalo, o roteirista Di Moretti, 53, gosta de misturar objetos antigos a atuais no apartamento onde mora, na Aclimação. Ele e a mulher, a programadora de cinema Leila Bourdoukan, garimpam móveis e objetos em sites como o Enjoei (www.enjoei.com.br ), que intermedeia a compra e a venda de produtos usados; em bazares ao estilo do Samburá, do Lar Escola São Francisco; em tradicionais feiras de antiguidade em São Paulo (leia na pág. ao lado); e em antiquários das cidades-sede de festivais de cinema, a exemplo de Tiradentes (MG).

No amplo apartamento dos anos 1950, chamam a atenção misturadores, arandelas, pendurador —disposto no lavabo, onde foram mantidos os azulejos originais (verdes, azuis e amarelos)— e o jogo de torneira, que estava em uma casa em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) onde o roteirista morou nos anos 1970.

HISTÓRIA

Normalmente, o barato para quem gosta de decoração vintage é conhecer a história por trás das aquisições.

Moretti lembra que o avô tinha galpões onde a família jogava o que não queria. Depois, desfaziam-se de tudo. "Se ele tivesse guardado para comercializar, provavelmente seria trilhardário, porque a moda de coisas antigas deu uma valorizada grande." Mas hoje ainda há resistência. "Existe a ideia do velho ser sujo, ter cupim", continua.

A DJ Isabela Casalino, 32, se interessou pelos anos 1950 e 1960 aos 15 anos, depois de ver o filme "Amor à Queima-Roupa" (1993), de Quentin Tarantino e Tony Scott. "O cara [Christian Slater] dirige um Cadillac rosa, usa uma camisa havaiana e fala com Elvis. Pirei e comecei a pesquisar", diz ela, que se veste com autênticos vestidos retrô de cintura marcada.

Na sua residência no Alto da Lapa, herança dos avós, imagens da polinésia se misturam a bonequinhos havaianos e peças dos anos 1950, como uma geladeira Brastemp, que ela garante funcionar melhor do que a nova.

Porém, outras coisas dão trabalho no local. Ao adquirir a casa, também dos anos 1950, a DJ teve que pintar as paredes, trocar parte do piso, o encanamento, o telhado. E o trabalho de manutenção é constante. "Uma coisa que não pode faltar em casa antiga é fusível. Uso uns de porcelana, originais de época. Queima direto. E aí não tem luz", explica.

Na casa de Moretti, o que dá mais trabalho é o piso. Na cozinha, a cerâmica vermelha requer uma cera especial. Na sala, os tacos descolam e são encerados semanalmente.

Além da manutenção, esses imóveis têm problemas sem solução. Armários que não fecham, puxadores meramente decorativos e por aí vai. Mas há quem ache graça nos defeitos, caso de Ítalo Escarparo. "Se eu olho e a peça está legal, fica desse jeito."

*

CUIDADO, FRÁGIL

  • José Tibiriça, o Tibira, sócio do bar e loja de antiguidades Caos, dá dicas de manutenção
  • Galhada - usar espanador, pano úmido e no máximo polidor leve, sem abrasivo
  • Taxidermia (animais empalhados) - nem encosta. Produtos químicos nem pensar, apenas espanador
  • Vinis - colocar para tocar. Para guardar, manter nas embalagens originais
  • Eletrônicos - ainda tem muito técnico, mas diz a lenda que não podem ficar parados muito tempo
  • Brinquedos - deixe eles quietos. Guardar nas embalagens originais ou dentro de vitrines para não perder as pecinhas e longe do sol, para não desbotarem
  • Quadro - passar espanador e pano seco, nada de veja ou álcool
  • Moldura em madeira - pano seco ou úmido e lustra móvel para não detonar
  • Madeira - não pintar ou colocar patina. As pessoas pintam madeira de branco, dá até dó. Imagina o que a madeira deve sofrer essa hora? É triste. Se precisar, lixe e envernize
  • Tecidos - assim como tapeçaria, resseca. Usar apenas aspirador de pó, com paciência

DICAS PARA O GARIMPO

  • A regra é ter paciência. Às vezes é a peça que acha o cliente e não o contrário
  • Caçambas ou lixeiras de prédios de bairros nobres podem guardar surpresas
  • Cidades mineiras costumam ter antiquários "pega turista". Fuja deles e procure casas escondidas ou pechinche móveis nas próprias pousadas, que costumam vender tudo que está à vista
  • Fique atento aos cartazes de "Família Vende Tudo". Também em bairros nobres, costumam reunir peças de época
  • Se é fã de carro, seu destino é Detroit e Califórnia, nos Estados Unidos. O país também é o paraíso para nostálgicos dos anos 1950 e 1960
  • Se seus objetos-desejo tem mais de 200 anos e incluem prataria e porcelanas, você vai se dar melhor na Europa, principalmente em Portugal, na França e na Inglaterra

ONDE GARIMPAR

FEIRAS

Feira de Artes, Cultura e Lazer da Benedito Calixto


Pça. Benedito Calixto, 112, Pinheiros, região oeste, tel.: 3081-1803. Sáb.: 8h às 19h

Feira de Antiguidades da Paulista

Masp - vão livre - av. Paulista, 1.578, Bela Vista, região central, tel.: 3253-6382. Dom.: 9h às 19h

Feira de Antiguidades e Design do MuBE

MuBe - av. Europa, 218, Jardim Europa, região oeste, tel.: 2594-2601. Dom.: 10h às 17h

Feira do Bexiga

Pça. D. Orione, s/ nº, Bela Vista, região central, tel.: 3262-2198. Dom.: 8h às 18h

*

BAZARES

Mercatudo Casas André Luiz
Móveis, roupas, livros, eletrodomésticos, revistas, eletrônicos e brinquedos.

www.andreluiz.org.br. R. São Gabriel, 297, Vila Galvão, Guarulhos, tel. 2459-7000. Seg. a sáb.: 8h40 até 20h (bazar e loja)

Bazar Samburá
É o famoso bazar realizado no Lar Escola São Francisco. Vende e aceita todos os tipos de materiais, como roupas, móveis, sapatos e objetos de decoração.

R. França Pinto, 783, Vila Mariana, região sul, tel. 5908-7899. Seg. a sex: 9h às 17h. Sáb.: 9h às 16h

Exército da Salvação
O local vende de tudo. O forte aqui são móveis e roupas, mas possui eletrônicos, livros, calçados e eletrodomésticos. Tem um bazar no Grajaú apenas com roupas.

www.exercitodoacoes.org.br. Av. Santa Catarina, 1.781, Vila Mascote, região sul, tel. 4003-2299. Seg. a sex.: 13h às 18h. Sáb.: 10h30 às 13h
(até as 17h no último sábado do mês)

Seara Bendit
O bazar tem estoque de roupas, acessórios, móveis, eletrodomésticos e eletrônicos.

www.searabendita.org.br. R. Demóstenes, 834, Campo Belo, região sul, tel. 5533-5172. Seg. a sex: 13h às 20h. Sáb.: 8h às 12h

Publicidade
Publicidade