Conheça a azaleia: flor símbolo de SP e originária da Ásia

Quem julgar que São Paulo não é florida o suficiente pode visitar a estação de metrô Jardim São Paulo, da linha 1-azul, na zona norte. Ali, dezenas de pequenos arbustos colorem o bairro com flores de um tom rosa bem forte. São azaleias.

Em 1986, a flor foi decretada símbolo paulistano pelo então prefeito Jânio Quadros (1917-1992).

Resistente, ela suporta condições adversas e, por isso, é muito usada em jardins e praças públicas. Floresce entre o inverno e o início da primavera e é uma planta que já foi modificada geneticamente para ser reproduzida em diversas cores.

"Quando utilizadas na medida, não há problema ter plantas exóticas [de outros países]", acredita Eduardo Catharino, pesquisador do Jardim Botânico. "A azaleia e a tipuana são plantas que já fazem parte da história da cidade, eliminá-las seria uma perda."

Ele alerta, no entanto, que é preciso ter cuidado na hora de escolher qualquer que seja a muda. A eritrina, por exemplo, é uma das árvores que não é indicada para ser plantada em calçadas ou lugares de muito acesso por causa de seus espinhos.
O correto é procurar um viveiro ou um órgão da prefeitura para não cultivar plantas agressivas ao ambiente. Um dos riscos é que elas podem crescer muito e atingir as redes de fiação elétrica.

Publicidade
Publicidade