Mostra reúne imagens feitas por fotógrafa durante pedaladas em SP

Até o dia 25 de outubro, quem passar pelo Aro 27 Bike Café —um misto de café e estacionamento de bicicletas que fica em Pinheiros— poderá também conferir a exposição "SP by Bike".

A mostra reúne 48 imagens registradas pela fotógrafa e ciclista Raquel Jorge durante suas pedaladas. Raquel foi integrante do primeiro grupo de "night bikers" de São Paulo, em 1989, e anda de bicicleta em centros urbanos há 25 anos.

As imagens expostas focam principalmente o entorno do rio Pinheiros, mostrando contrastes da cidade com a natureza. Capivaras, pássaros e plantas são fotografados ao lado de prédios altos. Ciclistas são registrados próximos aos trens e à via congestionada de carros.

Raquel conta que começou a tirar as fotos do projeto em 2010, quando a ciclovia do rio Pinheiros foi inaugurada. "Eu só via a marginal de carro ou dentro do ônibus. Fiquei surpreendida pois nunca tinha visualizado o local dessa forma. Acredito que a ciclovia devolveu o Pinheiros para a gente", diz.

Antes de a mostra fotográfica ser inaugurada no café, Raquel também criou uma página no Facebook, homônima à exposição, em que compartilha imagens de seus passeios -como um fim de tarde no Minhocão.

"Os amigos incentivaram para que eu fizesse algo com esse material. E então pensei que seria importante mostrar esse lado de São Paulo; é uma intimidade com a cidade que só tem quem anda de bike", afirma.

Informe-se sobre a exposição

Publicidade
Publicidade