Melhores Teatros de SP

Especial da sãopaulo avalia os 60 maiores teatros da capital paulista; confira qual a situação do seu palco predileto na cidade

Saiba quais são os teatros cinco estrelas de São Paulo

Mais de 200 peças estão em cartaz atualmente em São Paulo. São espetáculos de todos os estilos, com sessões todos os dias e em horários variados.

Nos últimos dois meses, a equipe da sãopaulo visitou 60 teatros com mais de cem lugares da cidade e avaliou critérios como conforto das poltronas, visibilidade, segurança, acessibilidade, número de banheiros e limpeza dos ambientes.

A avaliação foi feita apenas em espaços que possuem palco italiano (o tipo mais comum, onde a plateia vê o espetáculo somente por um dos lados). A lista abrange locais que mantêm programação constante de espetáculos adultos, infantis e de dança. Foram visitadas desde casas centenárias até lugares abertos há poucas semanas.

Alguns endereços perderam pontos por oferecer visão ruim em assentos no mezanino ou em andares superiores, mesmo que do térreo o público não perca nada do que acontece em cena.

Veja, abaixo, os quatro teatros que tiveram as notas mais altas na nossa avaliação. O que importa, aqui, é da cortina para a frente.

Colaboraram Aline Pellegrini, Amon Borges, Ana Elisa Faria, Bruno B. Soraggi, Danielle Nagase, Henrique Balbi, Luiza Wolf, Marcelo Quaz, Maria Luísa Barsanelli, Mariana Agunzi, Mariana Marinho, Marina Consiglio, Natália Albertoni, Rafael Gregorio e Wesley Klimpel

-

Teatro Cetip (5 ESTRELAS)
Inauguração: 2012. Capacidade: 627 lugares.

O Teatro Cetip, que fica no Complexo Ohtake Cultural (zona oeste de São Paulo), ganhou cinco estrelas por diversos motivos: é bonito, confortável (foi destaque como melhor poltrona) e oferece boa visibilidade de qualquer lugar da plateia, tanto das primeiras fileiras quanto das últimas no andar superior.

Há vários banheiros disponíveis, sempre limpos, e os funcionários são simpáticos e atenciosos. Em alguns casos, antes do início do espetáculo e durante os intervalos, eles passam na sala vendendo doces e balas.

Administrado pela Time for Fun, o local, antes chamado de Teatro Geo, só perdeu décimos porque as pessoas que chegaram atrasadas puderam entrar —atrapalhando quem foi pontual.

Na programação há shows, peças adultas e infantis e musicais, como "Se Eu Fosse Você", que está em cartaz atualmente.

Informe-se sobre a programação do local

*

Teatro Shopping Frei Caneca (5 ESTRELAS)
Inauguração: 2005. Capacidade: 600 lugares.

O Teatro Shopping Frei Caneca (centro) também recebeu cinco estrelas por ter boa visibilidade em todos os assentos, possuir poltronas confortáveis e espaçamento adequado entre as fileiras. As saídas de emergência e os extintores são bem localizados e podem ser vistos facilmente.

Do lado de fora da plateia, há um hall imenso e cheio de sofás, com bonbonnière (que não aceita cartões), banheiro grande e bebedouro, que fica meio escondido. Um ponto negativo: quem chegava atrasado podia entrar e se acomodar nos assentos da frente, inclusive.

A programação é variada, incluindo peças adultas, infantis e shows. Atualmente, estão em cartaz por lá as comédias "Cada Dois com Seus Pobrema" e "Meu Passado Me Condena", entre outras.

Informe-se sobre a programação do local

*

Sesc Belenzinho (5 ESTRELAS)
Inauguração: 2010. Capacidade: 392 lugares.

É uma ótima opção na zona leste. O teatro do Sesc Belenzinho (que possui outras duas salas de espetáculos) ficou entre os quatro melhores avaliados por oferecer, entre outras coisas, boa visão de todos os assentos, tanto na plateia quanto no mezanino, e por reservar bons lugares para cadeirantes, que ficam acomodados na primeira fileira.

As poltronas são confortáveis, a sala tem boa estrutura e os funcionários são solícitos e prestativos. Na bonbonnière, muitas opções de doces, salgados e bebidas com bons preços. A programação é variada e mescla shows e peças.

Informe-se sobre a programação do local

*

Teatro Itália (5 ESTRELAS)
Inauguração: 1965. Capacidade: 292 lugares.

Com a reforma de 2012, o Teatro Itália ganhou um hall aconchegante, colorido, cheio de objetos e com piano (foi eleita a melhor sala de espera nesta avaliação). Na bonbonnière há boas opções de salgados e de bebidas.

O espaço, tradicional no centro da cidade, possui uma sala compacta com assentos confortáveis e oferece boa visão de todos os lugares. A programação atual inclui peças adultas e infantis, como "Callas" e "Procurando Luiz".

Informe-se sobre a programação do local

-

PONTUAÇÃO

A equipe da sãopaulo visitou a maior sala (quando havia mais de uma) dos teatros paulistanos com mais de cem lugares e respondeu a um questionário composto de 30 perguntas. As respostas determinaram uma pontuação para cada local, entre 0 e 10

***** ótimo (9,6 a 10)
**** bom (8,6 a 9,5)
*** regular (7,1 a 8,5)
** ruim (5,1 a 7)
* péssimo (0 a 5)

CRITÉRIOS

ATENDIMENTO
* cordialidade
* bom treinamento

ACESSIBILIDADE
* rampas/elevadores de acesso
* lugares para cadeirantes
* banheiro adaptado

SEGURANÇA
* saídas de emergência
* extintores e hidrantes

CONFORTO
* espaço entre fileiras
* tipo de poltronas
* limpeza dos ambientes
* tamanho do hall de entrada
* bonbonnière e bebedouro
* número de banheiros

DETALHES DA SALA
* visibilidade do palco
* pontos cegos
* vazamento externo de som/luz
* temperatura

Publicidade
Publicidade