Veja fotos e histórias do parque Shangai, o Playcenter dos anos 1950

No cruzamento da rua da Mooca com a av. do Estado, na adjacência do parque D. Pedro 2º, funcionou, do início da década de 1940 a 1968, o parque Shangai. Como o Playcenter para quem foi criança e adolescente de 1973 a 2012, o local era um celebrado ponto de encontro cujo auge se deu nos anos de 1950.

"Era como se fosse o Facebook da época; todo mundo ia", lembra Gualberto Costa, o Gual, 59, quadrinista e um dos idealizadores do troféu HQ Mix. Em 1988, ele, ao lado do cartunista José Alberto Lovetro (o Jal), 58, publicaram a revista "Monga", inspirada no Shangai. "A gente fez uma mistura de textos e quadrinhos justamente porque ali era isso. Ia desde família até prostituta", lembra Jal.

Em seu livro "Meu Velho Centro" (ed. Boitempo, R$ 36), o jornalista Heródoto Barbeiro também traz memórias do local. "A porta do Shangai era inebriante na opinião de qualquer menino, independentemente da sua origem.

A música, os palhaços convidando todos a entrar, os balões, o algodão-doce, tudo fazia a cabeça girar como a tartaruga, um brinquedo que corria loucamente sobre um trilho em forma de montanha-russa", escreveu.

Encontrar imagens desse passado não é trabalho fácil, dado que máquinas fotográficas não eram tão populares quanto hoje. Um registro filmado, porém, pode ser visto em "O Grande Momento" (1958), dirigido por Roberto Santos. Protagonizado por Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006), o longa traz cenas gravadas no local.

"Eu, na época, morava em Assis [interior do Estado], e era uma verdadeira aventura ir para São Paulo. Todas as crianças queriam passear lá!", remonta o dermatologista Samuel Henrique Mandelbaum, 64.

Lá também eram tradicionais eventos como a Feira Nacional das Indústrias, a Festa do Jornaleiro (organizada pela Folha) e as festas juninas da Portuguesa. "Foi a primeira vez que fui a um trem-fantasma. Aquilo ali me assustava", diverte-se o aposentado David Pires, 70, ex-sócio da Lusa.

Em 1968, o parque foi desativado. "Três arrojados viadutos em formato de cruz vão surgir na região do Glicério", noticiava a Folha no dia 13 de novembro daquele ano. A legenda da foto definia: "O velho parque Shangai está sendo removido: é o progresso".

(colaborou Alexandre Pollara, do Banco de Dados)

Publicidade
Publicidade