Adultos e crianças aprendem a rodar pião e assobiar no Ibirapuera

Originalmente, a "Oficina das Coisas Banais que Você Deveria Ter Aprendido Na Infância, Mas Não Aprendeu" seria voltada para adultos. Mas crianças também se interessaram pelo evento que ensina brincadeiras tradicionais, como rodar pião, e ocorreu neste domingo (12), no parque Ibirapuera, zona sul de São Paulo.

No início da tarde, cerca de 30 pessoas se reuniram em frente à Oca e iniciaram as atividades da oficina, organizada por uma rede social para reunir interessados em aprender e ensinar brincadeiras e truques de criança a jovens adultos potencialmente frustrados.

No entanto, enquanto os participantes pulavam corda, rodavam bambolês e (tentavam) rodar pião, a reunião despertou a atenção de crianças que passavam pelo local. Algumas delas nem sabiam do que se tratava um pião.

"Quando a mamãe e o papai eram pequenos era assim", disse Renata Tanzella, 42, mãe de Pietro Henrique, 5, que adora brincar de bola, skate e video game. A mãe não se arriscou nas atividades, porém encorajou o filho a tentar rodar pião.

"Hoje, é só tablet, computador, video game. Isso tira a infância das crianças", afirmou Gladys Pereira, 48, mãe de Lucas, 11 e Guilherme, 8, enquanto o primeiro conseguia sucesso na complexa brincadeira de rodar pião e comemorava o feito com orgulho.

O evento ganhou mais adeptos e um ar de maior tranquilidade depois que os participantes se dirigiram a um local com mais árvores e consequentemente mais sombra, nas imediações do portão 8 do parque. As atividades com Pipa, porém, ficaram inviáveis pela falta de espaço.

Rodas se formaram aos pés de uma árvore enquanto as amigas Isis Ayumi , 18, e Fernanda Chagas, 18, ensinavam origami e cantigas de roda, respectivamente, a alguns interessados.

A estudante de psicologia Renata Magalhães, 35, mãe de Luiza, 10, e Gabriel, 7, saiu de Arujá, na Grande São Paulo, com os filhos para participar do encontro. "Foram eles que escolheram vir aqui", contou. "Eles me disseram: 'Vai que eu cresço sem saber dar estrelinha'", disse Renata, enquanto os filhos eram assessorados sobre como plantar bananeira pelo estudante de publicidade Jaicle Melo, 22.

Alguns participantes do evento, incluindo o repórter, voltaram para casa frustrados. Não houve entre os participantes quem soubesse efetivamente ensinar a assobiar com os dedos.

Publicidade
Publicidade