300 relógios da cidade exibem obras de grafiteiros paulistanos

Além de hora, temperatura, qualidade do ar e anúncio publicitário, cerca de 300 relógios digitais espalhados pela cidade inteira, dos mil instalados, estão divulgando também grafite de cinco artistas paulistanos.

O projeto "Galeria_Cidade" apresenta 15 reproduções de obras dos artistas Crânio, Apolo Torres, Cadumen, Chivitz & Minhau e Presto. Na próxima fase, com início no fim do ano, outros poderão exibir seus trabalhos.

A iniciativa do projeto é da revista de arte Zupi, que procurou a concessionária JCDecaux, responsável pelos relógios. Sob curadoria de Allan Szacher, editor da publicação, "Galeria_Cidade" é composta por artistas de diferentes regiões de São Paulo. Ele conta que fez a seleção de acordo com a relevância —principalmente aqueles que estão sendo vistos fora da cidade e do país. Cada um participa com três trabalhos. "Não conseguimos separar o artista por região onde cada um atua, então preferimos fazer de maneira proporcional em todos os lugares", explica o curador.

Segundo Douglas Tsukimoto, diretor de marketing da JCDecaux, "a ideia é levar o trabalho dos artistas para fora do Brasil". "Por enquanto, será só o grafite", completa, lembrando que há fotógrafos, artistas plásticos e outros querendo divulgar seus trabalhos.

Para a JCDecaux, o projeto tem a finalidade de "valorizar os movimentos urbanos de São Paulo". Em outras cidades do mundo onde a multinacional atua também há projetos semelhantes. "O grafite em São Paulo é muito marcante e foi uma escolha bastante natural", diz Tsukimoto.

Entre os artistas, Szacher destaca Crânio pela crítica do cotidiano. "É dele a obra do índio que é turista na cidade. Ele se torna azul, porque pega a doença do consumismo e da massificação", explica.

O casal Chivitz & Minhau, marido e mulher, grafita o skatista e o gatinho. Apolo Torres "tem feito um trabalho cada vez mais voltado para o conceito das artes plásticas". Vindo da publicidade, Cadumen é "mais gráfico". E Presto "tem conseguindo evidência internacional por ter criado um estilo gráfico bem pessoal e diferenciado".

A curadoria para a escolha de novos artistas deve começar em 5 de novembro.

Publicidade
Publicidade