Erwin Blumenfeld, ícone da foto de moda no século 20, é tema de mostra

Em cartaz no MAB-Faap a partir de quarta (29), a mostra "Blumenfeld Studio - New York 1941-1960" é uma homenagem ao fotógrafo Erwin Blumenfeld (1897-1969).

A exposição fica até 18/1/2015 no local, que abre de terça a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 13h às 18h.

The Estate of Erwin Blumenfeld/Divulgação
Detalhe da fotografia “"Rage for Color Look”" (1958), de Erwin Blumenfeld, emcartaz no MAB-Faap até 2015
Detalhe da fotografia “"Rage for Color Look”" (1958), de Erwin Blumenfeld, emcartaz no MAB-Faap até 2015

O alemão é célebre pela produção no campo da moda, tendo sido fartamente publicado em revistas do gênero nos anos 1940 e 50.

A exposição, que já passou por países como França, Alemanha e Japão, foca essa vertente, principalmente em editoriais de moda e capas de revista.

Caberia um capítulo à parte para a "Vogue" norte-americana, do então diretor-editorial Alexander Liberman, parceiro criativo do alemão em dezenas de produções hoje referenciais do ramo.

A seleção compreende também cartazes de propaganda e retratos de celebridades, além de vídeos, alguns raros, dos anos 1960, expostos pela primeira vez no Brasil.

Blumenfeld, cujo sucesso veio na esteira de um contexto de dinamismo na economia e na imprensa, principalmente nas dos Estados Unidos, brilhou também na arte em retratos, desenhos e colagens.

Nesse campo, a exposição destaca amostras de um método particular que combinava fotomontagem, solarização, slides coloridos e técnicas híbridas para chegar a resultados como o da fotografia cubista "The Picasso Girl", de 1947.

Informe-se sobre o evento

Publicidade
Publicidade