Diretor de 'Amélie Poulain' fala sobre seu novo filme nos cinemas

Durante sua passagem por São Paulo, em abril deste ano, o diretor francês Jean-Pierre Jeunet, 61, conversou sobre o seu filme "Uma Viagem Extraordinária", que estreou na última quinta (6).

O "road movie" conta a história de T.S. Spivet, um garoto que, aos dez anos, é apaixonado por cartografia. Quando ganha um prêmio científico, ele decide abandonar sua família em Montana (interior dos EUA) para atravessar sozinho o país e chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança.

Autor também de "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", com Audrey Tautou, Jeunet aproveitou o bate-papo para contar sobre os desafios de ter feito um filme que virou clássico.

Informe-se sobre o filme

ABAIXO, LEIA BATE-PAPO COM O DIRETOR FRANCÊS:

sãopaulo - Por que usar o 3D?
Jean-Pierre Jeunet -Os filmes 3D são feitos para ganhar dinheiro e matam o formato do filme. Mas pode dizer aos seus leitores que o meu filme 3D é o melhor de todos os tempos!

É verdade! Eu sei!
Quando eu li o livro [o longa é baseado em "O Mundo Explicado por T.S. Spivet", escrito por Reif Larsen], a história me deu a ideia de filmar em 3D. O que você gosta quando vê um filme assim? Eu gosto de poder pegar os objetos que saem da tela e foi isso o que eu fiz. Para um filme não é tão fácil. Não é tão óbvio pensar algo assim.

Por que filmar nos EUA?
Porque a história é baseada em um livro e se passa nos EUA. E também foi uma oportunidade de filmar na América, em inglês. Do elenco, eu não conhecia ninguém. Foi um novo desafio, inclusive por causa do formato.

O filme é falado em inglês. Vi a versão dublada em português
Não, não acredito. A mixagem não é boa em português, as vozes não parecem ser do filme e o garoto parece ser mais velho do que realmente é. A música e o som que eu pensei para o filme não estão lá também.

Na França, há a versão em francês?
Sim, mas eu controlei a mixagem. É sempre melhor ver a versão original.

As pessoas na França preferem a versão dublada?
Os parisienses veem mais a versão original, mas os que vivem no interior preferem a versão dublada. Filmes infantis também são bastante vistos dublados.

É sempre um desafio fazer um filme depois que se faz um de grande sucesso?
Eu sei que "Amélie" é um sucesso. Quando eu faço um filme, faço para mim mesmo. É egoísta. Me sinto um chef, que prepara um prato pra mim e depois compartilha. Pode ser um sucesso entre dez, mil, 10.000 pessoas, você nunca sabe.

"O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" é um clássico no Brasil e na França.
Mesmo 14 anos depois do filme, as pessoas ainda assistem ao longa. Outro dia uma moça me mostrou que tatuou Audrey Tautou como Amélie Poulain no braço. [Ele procura e mostra à repórter a foto no celular.]

O senhor tem muito bom humor e isso se reflete nos seus filmes.
O humor pode salvar o mundo, porque o mundo é muito louco. Ou você se mata ou você ri. Quando assisto a um filme, gosto de rir. Ou pulo da janela.

Publicidade
Publicidade