Com perfis de Oprah, Jay-Z e criador do Wal-Mart, livro investiga crise dos EUA

"Desagregação - Por Dentro de Uma Nova América", de George Packer, é um livro de não-ficção dos mais engenhosos. Por meio de perfis de diversas pessoas e lugares, o autor conta a história das últimas três décadas da vida norte-americana e tenta responder a uma pergunta que sempre o intrigou: "O que deu errado com os Estados Unidos?".

A lista de personagens inclui desde pessoas comuns —uma operária, um lobista de Washington, um pequeno empresário— a celebridades, como a apresentadora Oprah Winfrey e o cantor Jay-Z. Packer dedica um capítulo ao escritor Raymond Carver (1938-1988), cujas histórias realistas e tristes retratavam justamente a classe média baixa que viu sua qualidade de vida despencar no país nos últimos 30 anos.

Outros perfis reveladores são os de Sam Walton, criador da cadeia Wal-Mart, de Colin Powell, ex-secretário de Estado norte-americano, e do político Republicano Newt Gingrich. O autor também traça perfil de algumas regiões, como o riquíssimo Vale do Silício e a região de Tampa, na Flórida, onde a especulação e a ausência de regulamentação criaram uma bolha imobiliária que, após a crise financeira de 2008, arrasaram a economia local.

O livro parece um quebra-cabeça: a princípio, não se entende bem a correlação entre os perfis. Mas, aos poucos, o leitor começa a perceber como as histórias dos personagens se completam e mostram como a democracia norte-americana foi corrompida pela relação sombria entre o Estado e as megacorporações —e como o sistema financeiro tornou o país tão desigual.

"Se você é um americano que nasceu por volta de 1960, ou depois, passou toda a vida adulta na vertigem dessa desagregação", escreve Packer, que nasceu exatamente em 1960.

"Viu estruturas que estavam em vigor antes de seu nascimento despencarem como colunas de sal por toda a vasta paisagem visível —as fazendas na região de Piedmont, na Califórnia, as fábricas do vale do Mahoning, os loteamentos da Flórida, as escolas da Califórnia. E outras coisas, mais difíceis de ver, mas não menos vitais para a sustentação da ordem da vida cotidiana, mudaram a ponto de ficar irreconhecíveis: as práticas nos gabinetes políticos de Washington, os tabus nas mesas da Bolsa de Nova York, a moral e os costumes em todos os lugares (...). O vazio foi preenchido por aquela força sempre presente na vida americana: o dinheiro organizado."

"Desagregação" é um relato jornalístico que tem a força e o drama de uma grande obra de ficção.

DESAGREGAÇÃO - POR DENTRO DE UMA NOVA AMÉRICA * * * *
AUTOR: George Packer
EDITORA: Companhia das Letras (2014, 496 págs., R$ 59)

Publicidade
Publicidade