Moradores de SP contam quais são suas viagens preferidas e dão dicas

"Perdi as contas de quantas vezes já fui para lá. Talvez esteja perto de uma centena", diz o professor de português e colunista da Folha Pasquale Cipro Neto, 59, falando do Uruguai.

"Ah, faz 20 anos que comecei a ir lá", afirma a estilista Adriana Bittencourt, 42, referindo-se a Marrakech, onde comprou um segundo lar (ou "riad", como diriam os locais).

Os dois se referem aos lugares onde costumam passar férias usando "lá", como se não precisassem nomear o destino predileto, que conhecem às vezes melhor do que sua própria cidade.

É o caso de Zeca Camargo, que, aos 51 anos, saiu nesta semana para dar sua quarta volta ao mundo. Ele não está só. O número de brasileiros que viajam ao exterior cresce 7% ao ano desde 2009, aponta a consultoria Finaccord em relatório usado pela Organização Mundial do Turismo.

A sãopaulo foi saber para onde se deslocam dez personalidades que moram em São Paulo. A seguir, elas dividem seus roteiros dos sonhos —inclusive alertando para possíveis pesadelos. Boa viagem.

*

Adriana Bittencourt, 42, estilista e designer

DESTINO Marrakech

O QUE FAZER Andar a camelo, passear na praça Jemaa el-Fna e ver o pôr do sol em algum dos cafés, tomando um chá de menta. Ouvir o apelo da reza naquela confusão toda, com encantadores de serpentes, macacos, aromas, cartomantes, músicos. Um mundo à parte!

ONDE FICAR O La Mamounia tem um jardim único. O Selman é mais reservado, a melhor tradução do Oriente e do Ocidente. O Palais Namaskar é pequeno, mas tem uma área externa espetacular, com a piscina mais charmosa e um jardim com feng shui.

QUANDO IR Qualquer época do ano é boa, a não ser no verão, que realmente é insuportável.

DO QUE FUGIR Se for contratar um guia, pegue um oficial, pois a cidade está lotada de falsos guias. Ah, a maioria dos lugares não aceita cartão de crédito.

NO BRASIL Trancoso (BA)

*

Zeca Camargo, 51, jornalista e apresentador

DESTINO Lisboa.

O QUE FAZER Lisboa demora a acordar. Antes das dez da manhã, por exemplo, no Bairro Alto, as roupas penduradas na janela são o único sinal de que por lá existe vida. E que vida. No mesmo Bairro Alto, seis ou sete horas antes, ainda se escutavam fados escondidos em tascas apertadas. Num balcão "anónimo", uma turma de amigos tomava o último copo da noite, e na porta em frente três turistas olhavam encantadas o gajo que passava mergulhado em melancolia.

DO QUE FUGIR Não existe fado ruim, isso é fato. Mas a experiência de ver um fado em Lisboa pode ser bem melhor do que uma sala amontoada de grupos de turistas menos interessados na música do que nos petiscos genéricos e no vinho regular que está à mesa. Pergunte sempre aos locais onde ouvir um bom fado numa determinada noite.

ONDE FICAR No Chiado 16. Discreto e aconchegante, num canto mais tranquilo do bairro Chiado, com uma vista impecável e uma recepção ainda mais hospitaleira que a média de Lisboa (que já é alta).

NO BRASIL Lençóis Maranhenses (MA).

*

Emanuela de Paula, 25, modelo

DESTINO Tulum.

O QUE FAZER É verão o ano inteiro. Dá para passar o dia na praia e à noite jantar no Casa Banana. Eles têm a melhor carne que já comi na vida. Além do menu de drinques, que é imperdível. Cada dia provo um diferente.

ONDE FICAR Be Tulum é meu hotel favorito, mas está sempre "bookado" [lotado]. Outros muito bons são: Encantada, Ahau, Rosa del Viento e Sueños.

DO QUE FUGIR Não chega a ser uma furada, mas, por ser um lugar tropical, tem mosquito dependendo do dia. Então é melhor ter sempre um repelente na bolsa para qualquer situação.

NO BRASIL Pernambuco.

*

Autumn Sonnichsen, 30, fotógrafa americana radicada em SP

DESTINO Utah, Estado no oeste dos Estados Unidos.

O QUE FAZER Se você gosta de esquiar e andar de "snowboard", a neve é a melhor que há no mundo. Caso você esteja lá no verão, andar de mountain bike é incrível. O povo de lá pira em esportes de aventura, e é possível alugar todos os equipamentos bem fácil -não é muito caro- e fazer aulas caso ainda não seja adepto. Também há trilhas por todas as montanhas de Wasatch e, é claro, você pode visitar o salar Salt Flats em Bonneville, que é uma das paisagens mais mirabolantes que você vai ver na vida, nem parece planeta Terra.

ONDE FICAR Em um chalezinho em algum lugar perdido. Alugar um carro é necessário!

DO QUE FUGIR Todos costumam recomendar uma visita ao templo mórmon em Salt Lake City, mas eu
acho mais divertido ficar na montanha.

NO BRASIL Ilha de Marajó (PA)

*

José Roberto Nalini, 68, presidente do Tribunal de Justiça de SP

DESTINO Paris. Felizmente, já fui umas 15 vezes para lá.

O QUE FAZER Tudo é delicioso em Paris. A primeira vez que visitei, em 1976, até ouvia aquela musiquinha de harmônica tão característica aos "chansonniers". Gosto de andar a pé. Percorrer quilômetros, ler as plaquinhas que identificam o lugar em que viveram escritores, poetas, pintores e filósofos. Até o principal cemitério de Paris, o Père Lachaise, é um lugar turístico. Há mapas com a indicação dos seus ocupantes mais célebres, como Chopin, Oscar Wilde, Allan Kardec, La Fontaine, Jim Morrison, Simone Signoret, Gay-Lussac, Laplace etc.

ONDE FICAR Há milhares de hotéis. Gosto do Bedford, perto da Madeleine, lugar onde residiu e morreu d. Pedro 2º e onde morou Heitor Villa-Lobos.

DO QUE FUGIR Falar alto, chamar a atenção, mostrar-se mal educado. Isso desperta a santa ira do francês, que, naturalmente, tem ciúmes de sua cidade, invadida por milhões de pessoas a cada ano.

NO BRASIL Rio de Janeiro (RJ)

*

Estela Renner, 41, cineasta

DESTINO Itália. Fui várias vezes... oito ou nove?

O QUE FAZER Adoro Veneza. Ali, tudo é história e programa. Caminhar é programa. Tudo é perto e, para se locomover, o vaporetto [embarcação] também é programa! Eu gosto muito de andar de bicicleta no Lido e tomar um banho de mar depois! Durante a Bienal de Veneza, a cidade se volta para o mundo contemporâneo de ponta. Estou fazendo um documentário sobre os primeiros mil dias de vida do ser humano e estive no mês passado na secular cidade de Reggio Emilia, a uma hora e meia de Milão. Lá, educação, lazer e cultura são voltados para a criança. Um exemplo único no mundo.

ONDE FICAR Depende. Na Sicília, o Villa Belvedere em Taormina é um absurdo de lindo. Em Florença, fiquei no albergue local. Superbarato e, apesar do chão duro no saco de dormir, as paredes e os tetos com afrescos renascentistas eram de tirar o fôlego.

DO QUE FUGIR Em Pisa, programe-se. Você pode caminhar muito tempo sem encontrar um meio de transporte ou um restaurante.

NO BRASIL Nordeste, com suas praias, chapada Diamantina e sertão.

*

Pasquale Cipro Neto, 59, colunista da Folha

DESTINO Montevidéu. Perdi a conta de quantas vezes já fui para lá. Talvez esteja perto de uma centena.

O QUE FAZER Em Montevidéu, caminhar "por la rambla" (avenida costeira, que tem mais de 20 km) e pelo centro velho, com suas magníficas livrarias e edifícios de arquitetura variada. Há muitos restaurantes bons no centro e na região de Pocitos, bairro residencial de classe média alta. O imponente teatro Solís sempre tem programação de alto nível. Uma visita à Bodega Bouza faz bem à alma e ao estômago.

ONDE FICAR Não tenho frescura com hotéis. Basta que sejam limpos e acolhedores. Gosto de me hospedar em Pocitos. O meu hotel favorito é o Ermitage. Para quem prefere centro, sugiro o London Palace.

DO QUE FUGIR Detesto programas específicos para "turistas". Uma vez caí numa dessas roubadas e fui a uma casa de tango. Não gostei. O fim da sessão foi deprimente. Para agradar aos brasileiros, o "artista" principal se pôs a cantar pagode e afins... E quem disse que o sujeito queria parar?

NO BRASIL Ouro Preto (MG)

*

Lau Neves, 37, maquiador

DESTINO Picinguaba é um vilarejo de pescadores no meio do parque da Serra do Mar, entre Ubatuba e Paraty. Acho que fui umas seis vezes

O QUE FAZER A praia do vilarejo é pequena, mas uma delícia, com água bem calma. Mas o melhor mesmo é alugar um barco e ir para a ilha das Couves, que fica a 15 minutos de barco de Picinguaba, ou passar o dia na praia da Fazenda, que é deserta e tem cara de Brasil Colônia. O melhor é que fica a cinco minutos de carro dali

ONDE FICAR Eu geralmente alugo uma casa e fico por dez dias, no mínimo, para relaxar. A minha favorita é a do Eduardo Suplicy: uma casa de palafitas, com uma vista linda. Interessados podem escrever para annagenaro@uol.com.br

DO QUE FUGIR Eu nunca entrei em nenhuma furada, mas acho que quem vai pra lá precisa ter um pouco de consciência de que se trata de um vilarejo. Se quiser um pouco mais de agito e um bom restaurante, é melhor ir fazer um passeio em Paraty

NO EXTERIOR Londres.

*

Christian Cravo, 40, fotógrafo

DESTINO Copenhague. Vivi lá grande parte da minha vida e sempre vou com a família.

O QUE FAZER Piquenique no parque Dyrehaven, onde se pode ver grupos de cervos andando livremente entre as árvores, ir ao museu Louisiana, que sempre abriga belíssimas exposições, visitar o castelo que serviu de inspiração para Shakespeare em "Hamlet". Entrar na fantasia e beleza delicada do parque Tivoli e experimentar a gastronomia local que apresenta pratos interessantíssimos e cervejas surpreendentes. Copenhague tem o melhor cachorro-quente do mundo.

ONDE FICAR Para explorar Copenhague e os arredores o ideal é passar 15 dias. Assim, a melhor opção é alugar um apartamento.

DO QUE FUGIR Restaurantes muito estrelados são caríssimos e têm reserva difícil. Se conhecer um deles for indispensável, é preciso planejamento.

NO BRASIL Ilha de Itaparica (BA).

*

Thiago Pereira, 28, nadador

DESTINO A Grande Los Angeles, onde ficam Santa Monica, Malibu, Beverly Hills e Hollywood.

O QUE FAZER É indispensável visitar o famoso letreiro Hollywood Sign, a calçada da fama, o teatro Kodak, o museu de cera e o píer de Santa Monica. Os admiradores de paisagens podem fazer uma viagem pela famosa Pacific Coast Highway, de São Francisco a Los Angeles, que eu particularmente considero a estrada mais bonita do mundo. Não tem como não visitar a famosa praia de Malibu, que também é um excelente lugar para quem gosta de pegar onda. Não deixe de ir ao Staples Center, onde Clippers e Lakers jogam basquete e o LA Kings faz partidas de hóquei.

ONDE FICAR Como o trânsito é intenso, recomendo que se hospedem o mais próximo possível dos pontos que pretendem visitar. Los Angeles não é um local de hospedagem barata, então sugiro que se programem o quanto antes para conseguirem melhores preços.

DO QUE FUGIR Ao caminhar pela Hollywood Boulevard, diversas pessoas vão lhe oferecer opções de passeios, entre eles a conhecida "visita à casa dos famosos". A opinião de todos que conheço e já foram foi unânime: uma grande furada!

NO BRASIL Florianópolis (SC).

Publicidade
Publicidade