Fã-amiga cria ilustrações minimalistas de Jeneci, Emicida e Tulipa Ruiz

Em maio deste ano, Adriana Nascimento, 25, começou a fazer ilustrações de músicos da cena independente. Apesar dos desenhos não terem rostos, artistas como Tulipa Ruiz, Emicida e Marcelo Jeneci são facilmente identificados por marcas registradas, como uma barba, cílios postiços ou algum penteado.

A comparação com o trabalho de Pedro Vidotto, conhecido por seus cartazes de filmes minimalistas, é inevitável, mas a designer diz que sua inspiração para o projeto Minimamúsica "não vem dele especificamente. Eu já tava interessada no estilo minimalista, andava estudando os artistas, mas tudo sem muita pretensão", explica à sãopaulo.

Ela desenha "quem está escutando no momento", ao vivo ou não, embora não tenha acesso tão fácil às apresentações. Como a paraibana de Campina Grande não tem uma oferta de shows muito extensa em sua cidade, viaja para assistir aos ídolos. O último que ela tinha visto quando conversou com a sãopaulo, foi Karina Buhr, em Recife, no dia 11 de outubro, quando a cantora interpretou músicas do grupo Secos e Molhados.

"Karina foi a primeira que eu desenhei. Eu queria dar um presente pra ela e quando [o desenho] ficou pronto pensei que poderia dar certo fazer de outros cantores", conta.

Tiê, Nana Rizinni, Felipe Catto e Marcelo Jeneci também se tornaram musos. E para desenhá-los, Nascimento usa o programa CorelDraw. "Um monte de gente vai dizer 'nossa, que absurdo! Essa menina parou no tempo!' Mas ele funciona bem pra mim", adianta. Para cada retrato, ela leva de duas a seis horas. Para desenhar Anelis Assumpção, levou seis em função do cabelo cacheado da cantora, que deu mais trabalho.

Depois de prontos, os desenhos são entregues aos artistas nos shows ou enviados pelo correio. Na maioria das vezes, ela combina o encontro antes da apresentação via Facebook ou Twitter e garante que todos são receptivos. Afirma ainda que até virou amiga de alguns, caso de Karina Buhr, de quem se considera fã-amiga. Artistas como Jeneci e Tiê inclusive compartilham os presentes em suas próprias redes.

Há chance de virar negócio? "Ah não. Eu sou designer, tenho uma empresa de impressão digital junto com o meu pai. Os desenhos do Minimamúsica eu faço por hobby mesmo".

Veja mais outras ilustrações aqui ou na sua página do Facebook.

Publicidade
Publicidade