Giramundo: mostra faz retrospectiva do grupo teatral de bonecos

"Não duvide do seu juízo caso você se pegue pensando que algumas das obras aqui expostas têm vida. O grupo Giramundo é especialista em fazer esse tipo de coisa com a gente", alerta o painel que dá boas-vindas aos visitantes da "Ocupação Giramundo", em cartaz no Itaú Cultural até 11/1/2015.

A exposição grátis apresenta um pouco da história do grupo teatral de bonecos, fundado em 1971, e que conta com 34 peças no currículo. Por meio das marionetes, o Giramundo explora temas da cultura brasileira.

Além de acompanhar a retrospectiva profissional do coletivo mineiro, quem visita a mostra pode conhecer como os bonecos são confeccionados. Um grande painel exibe partes dos "corpos" com explicações sobre como são feitas as articulações e movimentos de braços, pernas e cabeças.

Em outra área (talvez a mais encantadora), dezenas de bonecos originais das montagens estão expostos -como Pedro, de "Pedro e o Lobo", e o gato de "Alice no País das Maravilhas".

Às quintas e sextas, a ocupação oferece oficinas para que o público veja, ao vivo, como é criada uma marionete. E, aos sábados e domingos, o mesmo espaço se transforma em um palco onde os personagens ganham vida e exibem, por meio de seus manipuladores, trechos dos espetáculos.

Informe-se sobre o evento

Publicidade
Publicidade