Obelisco do parque Ibirapuera volta a receber visitantes; saiba mais

Quem frequenta o parque Ibirapuera (zona sul de SP) tem agora mais uma opção de lazer. O obelisco que homenageia a Revolução Constitucionalista de 1932 —e que estava fechado desde 2002 por conta de infiltrações— foi restaurado e entregue à população.

O espaço de exatos 1.932 metros quadrados começou a ser reformado em julho de 2013 e, após obras de impermeabilização, acústica e acessibilidade (com R$ 11,4 milhões investidos), agora volta a receber o público da cidade.

Em sua cripta, é possível conferir a obra "Herói Jacente", um sarcófago que lacra os restos mortais de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC) e também do agricultor Paulo Virgínio, o Herói de Cunha.

O local abriga, ainda, o túmulo do poeta Guilherme de Almeida, três altares, intitulados Nascimento, Morte e Ressurreição de Cristo, e columbários —conjuntos de urnas que guardam cinzas de ex-combatentes. Na reforma, foram criados novos columbários para abrigar, caso necessário, restos mortais de mais soldados.

Quando fizer a visita, não se esqueça dos altos relevos que compõem a estrutura do obelisco, no lado de fora. Eles retratam a revolução e são intercalados por versos de Guilherme de Almeida.

Av. Pedro Álvares Cabral, 1, portões 3 e 10, Parque Ibirapuera, região sul, tel. 5574-5045. Seg. a dom.: 5h às 24h. Obelisco: 10h às 16h. Livre. Estac. (sistema Zona Azul - portões 3 e 7). Grátis

Publicidade
Publicidade